quarta-feira

Palestra de Dr. Waldir Pires

O Diretor da Faculdade Ruy Barbosa, Rogério Flores, fazendo a abertura do evento:















Uma palestra para não ser esquecida.

Muito mais que ensinamentos teóricos, exemplos de vida. Palestrar sobre ética na política, num ano eleitoral,  tem que ser por uma pessoa que tem ética.








Waldir Pires, é um exemplo de credibilidade política. Algumas palestras podem estar lotadas. Outras podem ocorrer com mais esvaziamento. O mais importante não é a quantidade de presentes, e sim o aprendizado que levamos. Em algumas,  podemos ouvir como certas, posturas erradas e até mesmo atrocidades,  como o desenvolvimento de armamento nuclear no Irã. Recentemente, ouvi isso numa palestra do Embaixador do Irã, tentando fazer soar um falso discurso de normalidade e finalidade pacífica. Será que os ouvintes presentes concordaram com todas as justificativas dele,  fundamentadas no discurso da diferença cultural?

Nessa palestra de hoje, os valores foram outros. Waldir Pires, acostumado a encher auditórios internacionais, nasceu  numa cidadezinha do interior da Bahia;  começou sua vida política aos quinze anos, lutando por melhorias de sua comunidade; advindo de uma família humilde, fez seu curso secundarista à noite, porque de dia tinha que trabalhar como datilógrafo; graduado em Direito pela UFBA,  foi exilado na época da ditadura, e no exílio trabalhou com professor.

Dentre tantos cargos que já exerceu, destacamos no período de 2003 a 2006, ter sido Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União. Trata-se de um  órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. A CGU também exerce, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.

Questões como ética, democracia, passado e futuro do país foram debatidas. Waldir Pires acredita na força do jovem para mudar nosso país. Acredita na união. Deixou-nos como atividade de cidadania entrarmos no site http://www.transparencia.gov.br/ e vistoriarmos como os gastos públicos de nossa cidade estão ocorrendo. Vale salientar que esse site foi uma conquista dele, que teve que vencer no STJ inúmeros Mandados de Segurança impetrados contra si.

Pessoalmente, foi a segunda vez que o ouvi. A primeira foi no evento de anistiamento de Marighella, em dezembro de 2011. 

O apoio institucional é fundamental para todos os eventos. Fotografei o momento para ter registrado uma atuação educacional tão importante, que foi  iniciativa da aluna Ana Maria de Aguiar Cardoso, em ter convidado, para palestrar sobre Ética na Política, Dr. Waldir Pires, num trabalho desenvolvido na disciplina de Ética Jurídica.

Todos os eventos são importantes para a produção do conhecimento.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: