"Fora da advocacia não há salvação." Walter Ceneviva
Amanhã, dia 19/05, comemora-se o dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Alguém sabe por que? Fica a deixa para uma pesquisa.
Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou Santo Ivo (Minihy-Tréguier, 17 de Outubro de 1253 - 19 de Maio de 1303) é o santo católico padroeiro dos advogados[1]. Era frade franciscano. No dia 19 de maio, se comemora o seu dia. Nascido em Minihy-Tréguier na Bretanha, na França, foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.
Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou Santo Ivo (Minihy-Tréguier, 17 de Outubro de 1253 - 19 de Maio de 1303) é o santo católico padroeiro dos advogados[1]. Era frade franciscano.
ResponderExcluirNo dia 19 de maio, se comemora o seu dia.
Nascido em Minihy-Tréguier na Bretanha, na França, foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.
Valeu pela dica, Ezilda! Beijo.
Obrigada Liane pela sua contribuição.
ResponderExcluir