segunda-feira

Provas do ENADE

No sábado, dia 24/09/2011, fizemos uma capacitação junto ao Programa Mandacaru, para a feitura de provas modelo  ENADE.

É muito importante que nos preocupemos com essa temática. O ENADE avalia uma insituição de ensino com base no resultado do aluno.

Contamos com a presença do Prof. Frederico Borges, que foi nosso facilitador. Muitos professores participaram e foi muito interessante a experiência. Mais uma vez a "entidade" aluno baixou em nós.





Fiz uma pesquisa e consegui mapear todas as provas do ENADE dos anos anteriores. As provas estão disponíveis no site do INEP:

 ENADE 2004 - http://www.inep.gov.br/superior/enade/2004/provas.htm.
 ENADE 2005 - http://www.inep.gov.br/superior/enade/2005/provas.htm.
ENADE 2006 - http://www.inep.gov.br/superior/enade/2006/provas.htm.
ENADE 2007 - http://www.inep.gov.br/superior/enade/2007/provas.htm.
ENADE 2008 - http://www.inep.gov.br/superior/enade/2008/provas.htm.

Material divulgado pelo MEC/INEP As provas do ENADE 2004, 2005, 2006 e 2007 tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Segundo o MEC, por estar centrado na trajetória e não no ponto de chegada, o ENADE é composto por questões de baixa, média e alta complexidades, contemplando diferentes momentos da vida acadêmica do estudante. Por isso, o exame poderá ser respondido por ingressantes e concluintes.

Ministério da Educação
Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior – CONAES

2 comentários:

  1. Excelente cobertura, Ezilda. Parabéns! Estes encontros são sempre muito frutíferos e dão "gostinho de quero mais".

    ResponderExcluir
  2. A preocupação com o ENADE é válida, porém, quem tiver um bom ensino, a nota no ENADE é pura consequência. Não deve o ensino ser focado para se ter uma boa nota no ENADE, assim seremos engessado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: