segunda-feira

Dinâmicas de Grupo - Exemplo

Faculdade Ruy Barbosa
Curso: Direito
Disciplina: Sociologia do Direito
Professora: Ezilda Melo
Competência: favorecer o debate acadêmico, tendo como base correntes do pensamento jurídico.
Técnica:  debate sobre o tema “Cotas raciais” – argumentos favoráveis e contrários – igualdade jurídica
Propósito: incitar a pesquisa e  promover grupo de debate em sala.
Tamanho da equipe:  a sala de 46 alunos foi dividida em 7 grupos de 6, sendo 3 grupos favoráveis e 3 grupos contrários.
Tempo: exposição sobre o tema à luz do princípio constitucional da igualdade: 30 minutos
               Equipes dos argumentos favoráveis: 20 minutos
               Equipes dos argumentos contrários: 20 minutos
               Conclusão: 10 minutos – os alunos concluíram que é injusta a diferenciação que toma como critério apenas o étnico. Eles concordam com as cotas, desde que leve em consideração o critério econômico em despeito do étnico.
Recursos necessários: texto base, textos complementares indicados, papel
Disposição da sala: todos sentados de frente para mim. A sala não possibilita outro arranjo, pois são mesas que os alunos sentam lado a lado, e não em cadeiras isoladas. Portanto, um tipo de sala como essa, inclusive, é propícia, já que os grupos podem sentar lado a lado, tomando uma fileira toda.
Passos: análise do tema – pesquisa – debate – conclusão
Conclusão: os alunos concluíram que é injusta a diferenciação que toma como critério apenas o étnico. Eles concordam com as cotas, desde que leve em consideração o critério econômico em despeito do étnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: