sábado

O Caso dos Exploradores de Cavernas - mais um Júri Simulado

A obra de Lon L Fuller, "O Caso dos Exploradores de Cavernas", é, talvez,  a obra jurídica mais lida no mundo. Um livro simples, de fácil leitura, de várias interpretações. Ótimo para turmas dos semestres iniciais do Curso de Direito. Como ensino Introdução ao Estudo Jurídico há quase dez anos, essa é uma de minhas obras favoritas para fazermos um Júri Simulado.

E como sempre, a experiência foi maravilhosa.

Interdisciplinarmente, neste semestre, trabalhamos a obra em conjunto com a disciplina de Direito Civil e foi de muito valia a ajuda dos demais professores que participaram da atividade, Prof. Gustavo Garcia e Augusta Krejcer. Dessa vez, a defesa ganhou. No entanto, o mais importante é a participação de todos e a possibilidade que a obra nos dá de fazermos várias considerações sobre conceitos e institutos importantíssimos do Direito, especialmente sobre o Direito Positivo, Direito Natural, Tribunal do Júri, Moral e Direito Comparado.

Metodologicamente, a turma foi dividida em dois grandes grupos: acusação e defesa. E sub-grupos: de acusação, defesa, réplica e tréplica. Estipulamos meia hora para a acusação, mais meia hora para a defesa, em seguida, 20 minutos para a réplica e mais 20 para a tréplica. Mas, essa é apenas uma possibilidade. Ao todo, 5 alunos do grupo da acusação falaram, e mais 5 cinco do grupo da defesa.  Os quesitos foram elaborados para os jurados e tivemos o veredicto. É ideal que os alunos sejam motivados, ou mesmo acompanhados, a um Júri verdadeiro.




                                          Os professores.

                             
                     Os jurados, também alunos do primeiro semestre e conhecedores da obra. Um exercício difícil. Quem quiser compartilhar a experiência pode fazé-la no blog na parte dos comentários.

         

               






           Só as mulheres. Os meninos estavam tímidos para uma foto do grupo.


                   O look de Geísa estava perfeito. E o laçinho de Lídia mostra muito claramente a importância dos detalhes.

A todos os alunos, nossos sinceros parabéns pela desenvoltura na condução da atividade. Que venham novos Júris! Ah, sintam-se à vontade para o envio de fotos. Meu e-mail é ezildamelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: