sábado

Dia da Cultura Nacional

Eis que hoje é 05 de novembro. É o dia da cultura em homenagem a Ruy Barbosa.

Uma data muito significativa, portanto. Um dia em nosso calendário, de tantos feriados, que privilegiamos a cultura. Mas, o que significa cultura?

Denotativamente, a expressão "cultura", de acordo com uma  definição genérica, formulada por Edward B. Tylor,   é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

No Brasil, em 1970, em pleno perído ditatorial, Médici aprovou a Lei 5.579, de 15 de Maio de 1970 que  instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência". Eis os dois primeiros artigos da citada Lei:

 Art.1 Fica instituído o "Dia da Cultura e da Ciência", que será comemorado a cinco de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo.
Parágrafo único. As comemorações a que se refere o presente artigo terão como escopo o Conselheiro Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.


Art. 2o O Ministério da Educação e Cultura estabelecerá as normas para a divulgação da vida e da obra de Ruy Barbosa, principalmente nos estabelecimentos de ensino do País.


Será que todos sabem quem foi Ruy Barbosa?







Baiano de nascimento, formou-se Ruy Barbosa aos 21 anos de idade bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1870, no mesmo ano em que o Partido Republicano divulgaria o seu Manifesto de Itu, postulando a adoção do sistema federativo. Contribuiu de forma marcante para a história política, jurídica e literária deste país.

No Centro Histórico de Salvador temos um monumento vivo onde Ruy residiu vários anos de sua vida. Chama-se "Museu Casa de Ruy Barbosa".


Na manhã desse sábado firmou-se um valioso convênio entre a ABI (Associação Baiana de Imprensa) e  a FRB (Faculdade Ruy Barbosa), como também o lançamento oficial de dois projetos: "Contando e Recontando Ruy Barbosa" e "Célebres Juristas Baianos".







De acordo com o Presidente da ABI, Walter Pinheiro, "para que possamos gostar de algo, é necessário que primeiro tenhamos conhecimento de que  existe". Uma frase bem sintomática quando se refere à cultura de nosso país, de nosso Estado e de nossa cidade.


Numa manhã chuvosa de sábado, além do relato de vários fatos da biografia de Ruy Barbosa, firmou-se um propósito pela plena revitalização de um Museu. O Diretor da Faculdade Ruy Barbosa, Rogério Flores, foi categórico em afirmar que " o intelectual tem que está ligado à sua cultura". A Prof. Maria Helena Franca, entusiasta da pesquisa "Contando e Recontando Ruy Barbosa", afirmou  quão salutar é para o meio acadêmico resgatar e dar tratamento propício a tantos documentos inexplorados que se encontram no Museu. Já, o Vice-Presidente da ABI, Ernesto Marques, falou sobre os problemas que o Centro Histórico de Salvador sofre, complementaria: a céu aberto e a olhos vistos.  O descuido que a cidade histórica passa faz qualquer um, com um mínimo de sensibilidade, sofrer.







Ainda se fizeram presente ao ato,  a Coordenadora do Curso de Direito, Dra. Juliette Robichez, vários integrantes da ABI, os Professores Ricardo Viana e Ezilda Melo (também orientadores da pesquisa), os orientandos Victor Hugo Costa, Zenilton, Bruno Santana, Ricardo Newton, vários alunos da Faculdade e a assessoria de marketing e imprensa da FRB.









E viva a Pesquisa! E viva a Cultura!

Matérias na imprensa relacionadas ao evento:

http://www.bahiatododia.com.br/index.php?artigo=8060
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=97791

Um comentário:

  1. Maravilha de texto! Parabéns Ezilda.
    Folgo em saber que há quem se preocupae em passar adiante uma palavra tão "desdentada" nos dias de hoje: cultura.

    Continue sempre!
    Viva a arte! Viva a cultura!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: