sexta-feira

Consciência negra: confira a programação do Afro XXI

18.11 - Sexta-feira


No Afro 21, debates e palestras ocorrem em 21 mesas temáticas no Centro de Convenções. A noite será animada por shows, gratuitos, em praças no Centro Histórico, além do palco no Largo do Pelourinho.


Discussões e shows


Afro XXI Mesa 5 – A Herança Africana no Brasil e Caribe; 6 – Censos e Estatísticas das desigualdades raciais: da constatação às políticas públicas; 7 – História, memória e construção da autonomia política; 8 – Participação institucional dos afrodescendentes; 9 – Religiões de Matriz Africana; 10 – A Herança Africana no Brasil e Caribe; 11 – Saúde da População Negra: como mudar padrões de morbimortalidade?; 12 – Contribuição africana na formação das identidades nacionais e regionais; 13 – Representação afrodescendente no Parlamento; 14 – A Herança Africana no Brasil e Caribe; 15 – Educação das relações étnico-raciais e identidades; 16 – Representação da afrodescendência nas artes e literatura; 17 – Migrações e novas diásporas; 18 – A Herança Africana no Brasil e Caribe; 19 – Comunidades Afro-rurais e territorialidade; 20 - Racismo e Representação Midiática; 21 – Acesso a Educação de Qualidade
Shows – 21h Candomblé (Uruguai) –
Praça Pedro Arcanjo; Magary – Pça. Tereza Batista; Bloco Os Negões – Pça. Quincas Berro d’Água
19.11 - Sábado


Além das apresentações de relatórios sobre as discussões ocorridas desde o início do Afro XXI, os chefes de Estado se reúnem em plenária ao final do dia. A programação cultural começa às 9 horas no Pelourinho.


Encerramento do Afro XXI
e apresentações musicais


Afro XXI Apresentação de relatórios; Abertura de reunião entre chefes de Estado com Susana Baca, Gilberto Gil; Apresentação de resultados pela sociedade civil; Apresentação das mesas redondas; Reunião plenária de chefes de Estado Ibero-Americanos, Caribenhos e Africanos; Encerramento do Encontro: coral de crianças GRUPO PIN (Projeto de Iniciação Musical)




Shows- 21h Juliana Ribeiro / Pça Pedro Arcanjo; Dão/ Pça Tereza Batista; Márcia Short/ Pça Quincas Berro D’Água; Futurama/ Pça das Artes; “África em Movimento” Orquestra HB e Aloísio Menezes, Ilê Aiyê, Nova Lima (Peru), Seun Kuti (Nigéria), Aicha Kone (Costa do Marfim), Kandia Kouyate(Mali), Takana Zion (Guiné), Youssou N’dour (Senegal); “Pelô que toca e dança” – Banda Tambores do Pelô (9h)


20.11 - Domingo


É o auge de todos os acontecimentos do mês dedicado à comemoração da Consciência Negra. Ao longo do dia, três caminhadas, shows e a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares são eventos tradicionais.


Caminhadas e lavagem


7ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa Saída do final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o busto de Mãe Ruinhó, às 9 horas, e segue para o Dique do Tororó.




11ª Caminhada da Liberdade Organizada pelo Fórum de Entidades Negras, sairá do Curuzu, às 10 horas. A animação fica por conta dos blocos afros Muzenza, Ilê Aiyê e Os Negões.
Marcha Conen Realizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o cortejo sai do Campo Grande, às 15 horas.


Lavagem A Unegro e mais 13 entidades realizam a 3ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: