sexta-feira

Corrupção: eu Condeno!


A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia realizou, nesta quarta-feira (09), o primeiro debate que lança o ciclo para discutir as melhores formas de prevenir e combater a corrupção no país. O ciclo de debates promovido pela CAAB dar continuidade à campanha idealizada pela Caixa, buscando divulgar o Observatório da Corrupção, lançado pela OAB nacional e fortalecer a luta pela efetividade da ficha limpa, pelo fim do voto secreto e pela manutenção dos poderes do CNJ- Conselho Nacional de Justiça.

O debate foi realizado na ESAD- Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, atraindo dezenas de estudantes, estagiários, advogados, estudiosos da área jurídica, entre outros profissionais que se interessam pelo assunto. Os convidados para compor a mesa, juntamente com Dr.David Bellas, presidente da CAAB, foram Dr. Antônio Menezes - Vice-Presidente da OAB-BA; Dr. Ricardo Caribé - Presidente da ABAT e Dra. Cristiane Gurgel - Presidente da Comissão do Exame de Ordem da OAB-BA.

Na ocasião, os debatedores citaram diversos pontos acerca da corrupção, incentivando uma reflexão sobre as ações cotidianas, propiciando um debate construtivo com os participantes presentes, além de manifestarem opinião a respeito dos casos de corrupção e sobre a importância da luta por uma cultura de transparência e integridade.  Dr. Antônio Menezes, expositor deste primeiro debate, destacou em seu discurso, a importância em restabelecer no Brasil um comportamento cívico, em que todos devem juntos, lutar contra corrupção e pelo CNJ. “Um país que busca o desenvolvimento, deve antes de qualquer coisa, se desenvolver moralmente” opina Menezes.

Dr. Ricardo Caribé, presidente da ABAT, também se mostrou otimista nesta luta em combate à corrupção. Aproveitou para defender a manutenção do CNJ, destacando a importância deste órgão no que diz respeito ao controle e efetividade administrativa. “O CNJ traz transparência, não entendo porque temer a esta transparência. Temos que dar força, contribuindo  para uma sociedade mais justa”, relata. Caribé também chama a atenção da platéia sobre a importância de usar o broche da campanha promovida pela CAAB. “As pessoas têm que perceber que quem usa um broche com esse slogan, são pessoas de coragem. Pessoas que estão dispostas a lutar e estão indignadas com a corrupção que prejudica o país” opina.

Dra. Cristiane Gurgel, Presidente da Comissão do Exame de Ordem da OAB-BA, finalizou o 1º dia do debate, parabenizando a iniciativa da Caixa de Assistência e alertando a todos sobre a importância em participar de debates deste gênero. “Fico feliz em participar deste encontro. Principalmente em ver a presença de muitos estudantes que demonstram preocupação em eventos desta natureza, reafirmando o  compromisso como cidadãos”, finaliza.
  
O próximo debate do ciclo ocorre no próximo dia 16, com a presença de Dr. Ney Viana Costa Pinto – Secretário Geral da OAB-BA, Dr. Antônio Luiz Calmon Teixeira -Presidente do IAB e Dra. Mirela Barreto de Araújo Possídio -Presidente da Comissão de Orçamento e Contas da OAB-BA.

Corrupção: eu Condeno!, esse é o slogan da campanha realizada pela Caixa de Assistência. A iniciativa já é um sucesso entre os advogados, estagiários e outros profissionais que buscam combater a corrupção e lutam pela preservação dos poderes do CNJ. Desde o inicio deste mês estão sendo realizadas diversas ações de impacto nos principais pontos de circulação da classe advocatícia da Bahia, além da distribuição de materiais informativos, que abordam assuntos acerca da corrupção.

No mês de novembro serão realizados debates com renomados profissionais do âmbito jurídico, respeitados pela carreira e atuação na sociedade baiana. Entre os palestrantes convidados estão: Dr. Antônio Menezes Filho (Vice-Presidente da OAB-BA), Dr. Ricardo Caribé (Presidente da ABAT), Dra. Cristiane Gurgel (Presidente da Comissão do Exame de Ordem da OAB-BA), Dr. Ney Viana Costa Pinto (Secretário Geral da OAB-BA), Dr. Antônio Luiz Calmon Teixeira (Presidente do IAB), Dra. Mirela Barreto de Araújo Possídio (Presidente da Comissão de Orçamento e Contas da OAB-BA) e Dr. Saul Quadros (Presidente da OAB-BA), que irá ministrar a palestra de encerramento da campanha.
A CAAB busca estimular um debate construtivo, contribuindo para que todos os participantes possam atuar como fiscalizadores do erário público, discutindo as melhores formas de prevenir e combater a corrupção. Todos os debates serão realizados no auditório da ESAD- Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes- localizada no Centro de Cultura João Mangabeira, ao lado do Fórum Rui Barbosa.As inscrições são gratuitas. Os interessados devem fazer solicitação através do email: inscricoes@caab.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Para mais informações: (71) 3327-8768
A programação completa pode ser acessada:


A partir de agora os advogados e estagiários de direito também podem declarar que são contra a corrupção. A CAAB está distribuindo entre a categoria broches e adesivos para veículos com o slogan da campanha. Todos os advogados estão interessados em combater a corrupção e podem tornar pública sua indignação com as práticas que prejudicam a sociedade.

A advogada Nivea Gonçalves já aderiu ao movimento e passou a utilizar o broche e o adesivo. “Acho esta iniciativa da CAAB de grande importância, tendo em vista que cada vez mais a classe deve se unir nesta luta. Os advogados são arquitetos do direito e a ação da CAAB fortalece este nosso papel fundamental no combate à corrupção”, destaca.

Para o presidente da Caixa, Dr. David Bellas, é necessário que os advogados utilizem diariamente o broche e o adesivo em seus veículos, demonstrando que a categoria está unida nesta iniciativa e que a sociedade não admite mais a prática destes crimes contra o erário público.

A equipe da Caixa está entregando os materiais de divulgação da campanha em diversos pontos da cidade. Acompanhe os locais de distribuição e declare também: Corrupção: EU CONDENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: