Entre 14 e 16 de dezembro, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) realiza, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Oficina “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”. Com o intuito de promover e incentivar a capacitação e a qualificação profissional do quadro de funcionários de espaços museais baianos, a atividade será desenvolvida no auditório do Museu de Arte da Bahia, entre 9h às 12h e das 14h às 18h.
A oficina será ministrada pelo Diretor do Departamento de Apoio a Projetos de Preservação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (RJ), Rafael Azevedo Fontenelle Gomes. Além dos conceitos de museus e museologia, projeto e plano museológico, serão abordados os seguintes temas: a identificação e aproximação entre parceiros e colaboradores, o plano como trabalho coletivo, metodologia para elaboração e implantação do plano museológico e critérios para avaliação, identificação da missão institucional e legislação e documentos institucionais.“Consideramos o tema proposto da maior relevância por representar a principal ferramenta de planejamento para os museus. Através dele, são apontadas e priorizadas as ações a serem desenvolvidas pela unidade museal, a fim de que esta possa cumprir a sua função social e educativa”, pontua a assessora da DIMUS, Ana Liberato. A atividade é destinada a museólogos, estudantes de museologia e profissionais que atuam em instituições museais.
Os interessados devem acessar o link http://tinyurl.com/oficinaplanomuseologico, preencher a ficha de inscrição e encaminhar o documento para o email nasce.dimus@gmail.com. No total, serão oferecidas 35 vagas.
Serviço:
O que: Oficina “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”
Onde: Auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), Av. Sete de Setembro, 2.340 – Corredor da Vitória
Quando: 14 a 16 de dezembro, das 09h às 12h e das 14h às 18h
Inscrições Gratuitas
Realização: Dimus/IPAC e IBRAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: