segunda-feira

Lançamento da Revista de História da Bahia


Nos dias 06 e 07 de dezembro/2011, a partir das 9h, a Petrobras em parceria com a Fundação Pedro Calmon/SecultBA realiza na Faculdade de Medicina da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus, o Seminário 70 anos de petróleo e desenvolvimento na Bahia, sobre início da produção de petróleo no Brasil, no poço Candeias-1, localizado no Recôncavo baiano. Durante o evento será lançada a Revista História da Bahia 2010, uma publicação da Diretoria de Arquivos da Fundação Pedro Calmon (Diarq/FPC).

A programação do evento contará com a presença de Wilton Valença, que fará a conferência de abertura, sob o tema Política e trabalho na indústria do petróleo na Bahia. Valença ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo (Stiep), a primeira entidade representativa dos petroleiros, assumindo a presidência dois anos depois.

Ainda no primeiro dia do evento vão integrar a mesa sobre o tema acima citado, Muniz Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Alex Ivo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O segundo dia os temas a serão discutidos por Miriam Collares, pela Petrobras; Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon/SecultBA; Maria Brandão, pela UFBA, Cícero da Paixão, ex-geólogo da Petrobras. A conferência final fica por conta de Eli Abadi, gerente geral de exploração da Petrobras que falará sob o tema: De Lobato ao Pré-Sal: uma trajetória de energia.

Confira a programação completa:

DIA 06/11
09 às 12h
Cerimônia de abertura
14 às 18h
Tema: Política e trabalho na indústria do petróleo na Bahia.
Conferência de abertura: Wilton Valença
Integrantes da mesa: Muniz Ferreira (Ufba) e Alex Ivo (Ifba
)


DIA 07/12
09 às 12h
Tema: Memória do petróleo na Bahia
Integrantes da mesa: Miriam Collares (Memória Petrobras) e Maria Brandão (Ufba)
14 às 18h
Tema: A Bahia, o petróleo e a formação em Geociências
Integrantes da mesa: Cícero da Paixão (Ufba, ex-geólogo da Petrobras), Ubiratan Castro de Araújo (Fundação Pedro Calmon) e Cícero da Paixão (Ufba, ex-geólogo da Petrobras) Conferência de encerramento com Elie Abadie (Petrobras) sob o tema: De Lobato ao Pré-Sal: uma trajetória de energia


SERVIÇO
O quê: Seminário: 70 anos de petróleo e desenvolvimento na Bahia


Data: 06 e 07 de dezembro de 2011

Horário: 9h

Local: Faculdade de Medicina – UFBA – Largo Terreiro de Jesus – Pelourinho

O quê: Lançamento da Revista História da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: