PRÊMIO GUIA DO ESTUDANTE -
DESTAQUES DO ANO 2012
REGULAMENTO
CLÁUSULA 1
iniciativa da Editora Abril. Criado e organizado pela redação do Guia do
Estudante, da Editora Abril, ele tem como objetivo premiar e reconhecer ações e
projetos de excelência realizados pelas instituições de ensino superior (IES) em
quatro diferentes áreas relacionadas ao mundo acadêmico a serem escolhidas
especialmente para cada edição do prêmio. Esse processo se dará em
conformidade com as regras expostas na cláusula 2, a seguir, sem nenhuma
modalidade de sorteio ou pagamento nem vinculado à aquisição ou uso de
qualquer bem, direito ou serviço, não havendo cobrança de nenhuma espécie ou
necessidade de desembolso por parte dos participantes.
– O Prêmio Destaques do Ano - Guia do Estudante é uma
CLÁUSULA 2
composto das seguintes fases:
a) FASE 1 – Definição, pela redação do Guia do Estudante, das quatro áreas ou
temas relacionados ao mundo acadêmico que compõem as categorias a ser
premiadas. Tal definição leva em conta temas editorialmente relevantes em
relação ao desenvolvimento da educação superior do país. Para a edição 2012,
o Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano terá as seguintes categorias:
* Combate à evasão
Objetivo: Reconhecer as ações implantadas que tenham como meta ajudar na
retenção dos alunos matriculados, evitando que eles abandonem o curso,
principalmente nos semestres iniciais do ensino superior.
* Internacionalização
Objetivo: Com foco nos alunos, apontar as melhores iniciativas desenvolvidas
por nossas IES para propiciar um maior intercâmbio com instituições do exterior,
seja recebendo estudantes de fora ou enviando estudantes brasileiros para fazer
parte dos estudos em outro país.
* Sustentabilidade
Objetivo: Identificar as IES que desenvolvam as mais originais e eficientes ações
para inserir a sustentabilidade no dia a dia de suas atividades, trazendo ganhos
reais em relação à questão ambiental, como geração e economia de energia,
reciclagem de resíduos, redução do consumo etc.
* Integração entre Pós e Graduação
– O processo de identificação e divulgação dos premiados será
2
Objetivo: Apontar as IES que tenham os melhores projetos de trabalho
integrado entre a Graduação e a Pós-Graduação, e como a articulação entre
esses dois níveis contribui para elevar a qualidade do ensino como um todo.
b) FASE 2 – No dia 28 de maio, a redação do Guia do Estudante irá disparar um
questionário online para os coordenadores de cursos de todas as IES do Brasil.
O acesso a esse formulário também pode ser feito pelo site
www.guiadoestudante.abril.com.br/premio-ge-santander.
Farão parte desse questionário perguntas que permitam às instituições
apresentarem seus projetos/ações/investimentos executados entre julho de 2011
e junho de 2012 nas quatro áreas/categorias apresentadas no item acima.
Estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio Guia do Estudante –
Destaques do Ano as instituições que preencherem e enviarem o questionário
até o dia 16 de setembro de 2012.
Importante:
1. As instituições podem se inscrever em quantas categorias quiserem.
Também é possível a inscrição de mais de um projeto em uma mesma
categoria.
2. Os projetos ou iniciativas descritos deverão, necessariamente, ter sido
implementados.
3. Serão considerados aqueles realizados ou que estavam em vigor entre
julho de 2011 e junho de 2012.
c) FASE 3 – Após o encerramento do prazo de preenchimento dos
questionários, caberá à redação do Guia do Estudante pré-selecionar, para cada
uma das quatro categorias do Prêmio, as dez instituições que apresentaram os
melhores projetos/ações/investimentos. Jornalistas da equipe do Guia do
Estudante irão apurar as informações declaradas nos questionários de todas as
instituições que forem pré-selecionadas nessa fase. Se forem encontradas
informações não verossímeis no questionário de alguma instituição, esta será
automaticamente descartada da lista de projetos/ações/investimentos préselecionados.
d) FASE 4 – Após a apuração jornalística das informações apresentadas pelas
instituições pré-selecionadas, a redação do Guia do Estudante irá analisar e
comparar os projetos checados. Serão selecionadas então as três IES que mais
se destacaram em cada uma das quatro categorias. Para essa seleção, serão
levados em consideração, nesta ordem, os seguintes critérios:
- adequação ao objetivo da categoria;
- resultados práticos obtidos;
- grau de inovação.