terça-feira

Tradicional x tecnologia: brinquedos no mês das crianças




Exposição “Brinquedos à Mão” apresenta coleção de mais de 600 objetos da arte popular brasileira

A CAIXA Cultural Salvador inaugura, nesta terça-feira (2), às 19h, a exposição “Brinquedos à Mão”, que reúne mais de 600 brinquedos populares coletados, principalmente, no nordeste brasileiro. São artefatos utilizados pelas crianças de antigamente, mas ainda presentes em comunidades interioranas, porém, cada vez mais distantes dos centros urbanos.
Todos os brinquedos da mostra foram feitos à mão, a partir da transformação da matéria bruta, como barro, pano, pedaços de pau, latas de óleo e caixas de papelão, de forma e estimular a criatividade e a afetividade nas crianças que os utilizam. A mostra fica aberta à visitação a partir de quarta-feira (3) até 4 de novembro, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.

Coleção de brincar:
Sálua Chequer, proprietária do acervo e curadora da exposição, é pesquisadora da cultura popular há mais de 30 anos. “Sempre fui sensível e apaixonada por tudo o que remeta a este tema. Vivi minha própria infância na região cacaueira da Bahia e adquiri brinquedos, feitos artesanalmente, em várias localidades”, relembra a colecionadora.
A dedicação e o cuidado, além do longo tempo desprendido no momento da feitura de cada um dos brinquedos populares integrantes da exposição, era o que mais a atraía e tornava a pesquisadora cada vez mais admiradora deste universo. “São objetos simples, mas, ao mesmo tempo, sofisticados quando se percebe os detalhes e o colorido, que para serem utilizados necessitam o contato físico das crianças, o manuseio e o despertar do mundo da imaginação e da criatividade, tão inerentes à infância”, complementa.
Durante a exposição os brinquedos ficarão expostos em suportes diversos podendo, alguns deles, ser manuseados pelos visitantes. A exposição remonta a representação de cenas do cotidiano e também que remetem a atividades vinculadas ao trabalho no interior, como pequenos moedores de cana-de-açúcar, carros de boi e moinhos de água, assim como mobílias, para a tão conhecida brincadeira de casinha. Outros brinquedos mais conhecidos também estarão presentes, como pula corda de sisal, peteca e peões. Brinquedos de origem indígenas como barquinhos a vela e boneco feito de pena e argila, também estão contemplados.
Serviço:
Exposição “Brinquedos à Mão”
Abertura: 2 de outubro 2012 (terça-feira), às 19h – com estacionamento gratuito ao lado
Visitação: de 3 de outubro a 4 de novembro de 2012
Local: Galeria do Pátio – Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador (BA)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Ingressos: Entrada Franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Programa Educativo: (71) 3421 4200
Crédito de fotografia: Wilson Militão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: