segunda-feira

IV Semana Jurídica da Faculdade Ruy Barbosa: O Direito Sumular.

Programação completa da IV Semana Jurídica da Faculdade Ruy Barbosa: O Direito Sumular - a importância do juiz na produção do Direito



Abertura


   Palestra do dia 24/10/2011 -Tema: Importância da Jurisprudência na Formação do Direito do Trabalho - Palestrante: Cláudio Brandão. Debatedores: Christianne Gurgel e Ana Paula Lima Leal.



Palestra do dia 25/10/2011 - Palestrante: Maria Auxiliadora Minahim - Tema: A Complementação pelo STJdo sistema implantado pelo ECA. Debatedores: Alessandra Prado e Ulisses Araújo




Palestra do dia 26/10/2011 - Palestrante: Christian Caubet - Tema: O Direito da água, o Direito à Água, o Magistrado e a gente. Debatedores: Júlio Rocha e Ezilda Melo


No encerramento, tivemos o Prof. Ângelo Bareggio falando sobre as súmulas em matéria tributária. Encerrou com chave de ouro. Palestrável memorável. Mais uma vez fui a debatedora. Que venha a próxima edição!




Palavras da Dra. Juliette Robichez, Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa, a respeito da IV Semana Jurídica:

"Caros,
Uma semana inteiramente dedicada à pesquisa científica, esta é a melhor definição para a IV Semana Jurídica que teve como tema "O Direito Sumular: A Importância do Juiz na formação do Direito"  e  que contou com quinze palestras, divididas entre os dois campi- nos turnos matutino e noturno -, doze conferencistas, dezesseis  debatedores e, ainda, com quase mil participantes entre docentes e discentes.  A declinação do tema, durante estes cinco dias, foi extremamente rica. As abordagens foram diversificadas, interdisciplinares, aprofundadas, às vezes provocativas. Em resumo, essa quarta edição alcançou mais uma vez seus objetivos: abrir as janelas para novos horizontes e debates doutrinários, estimular novos questionamentos, conscientizar os discentes do papel do direito na construção de uma sociedade mais justa, saciar a curiosidade e interesses da nova geração de juristas formada na Ruy e, enfim, sair da rotina da sala de aula. Este balanço, sem dúvidas, atesta a importância desse evento que o coloca entre um dos mais completos e importantes realizados pela Faculdade Ruy Barbosa.  Sendo assim, não poderia deixar de agradecer a todos que colaboraram para o sucesso da IV Semana Jurídica.
Gostaria de saudar em particular a presença de professores de outras instituições que prestigiaram nosso modesto evento, como o Dr. Christian Caubet, professor da Universidade de Santa Catarina e Pesquisador 1a do CNPq, da Dr.ª Maria Auxiliadora Minahim, professora da UFBA, do professor Luiz Antônio Aguiar, do Msc Reinaldo Couto, Advogado da União e futuro professor da casa. Agradeço calorosamente a participação valiosa na IV Semana Jurídica dos professores da casa, em ordem de aparição: Msc Cláudio Brandão, Esp. Rodrigo Salazar, Dr. Alexandre Rocha, Msc. Ângelo Boreggio, Msc. Gabriel Cruz, Dr.ª Alessandra Prado, Msc Ana Paula Lima Leal, Msc Iracema Fazzio. Felicito os debatedores que compuseram as mesas, cujas intervenções permitiram aos presentes a descoberta de opiniões que em certa medida, divergiam das dos palestrantes, enriquecendo as palestras com suas experiências pessoais, oferecendo uma heterogeneidade de visões: Professoras Christianne Gurgel, Ana Paula Lima, Alessandra Prado, Ezilda Melo, Liliane Scher, Andrea Tourinho, Andrea Silveira, Juliette Robichez e professores Júlio Rocha, Ulisses de Araujo, Ricardo Viana, Jorge Henrique Mendonça, Marcelo Fontana.
Agradeço também aos professores que acompanharam suas turmas e/ou incentivaram os alunos a assistirem as palestras para ampliar seu conhecimento acadêmico.
Parabenizo também aos alunos da Faculdade Ruy Barbosa pela participação em massa, pois este evento foi pensado e realizado para eles.
Enfim, a organização contou com o apoio precioso das Assistentes de Administração, Viviane, Celidalva e Dagmar, sem esquecer a ajuda de Nadia do Núcleo de Práticas Jurídicas, da talentosa equipe de Marketing, do sempre prestativo setor de Gerência de Operações e Limpeza, a cuidadosa equipe do TI e de toda a fantástica equipe da Coordenação do Curso de Direito.
Muito obrigada a todos e até o próximo semestre com a quinta edição!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: