sexta-feira

Cidadania Digital na Bahia

Alguém ja ouviu falar do programa sociodigital da Bahia?

Eis algumas informações:

O Cidadania Digital é o programa de inclusão sociodigital da Bahia, estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

Atualmente, o Programa Cidadania Digital possui uma rede com mais de 1.000 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em todos os municípios baianos, que proporcionam 20 mil acessos diários.

Cada CDC é composto por:
  • um servidor
  • 10 computadores com diversos softwares
  • Internet banda larga
  • uma impressora

Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada.

Há Centros Digitais de Cidadania em operação em espaços diversos, como:
  • centros comunitários
  • escolas
  • igrejas católicas e protestantes
  • comunidades afrodescendentes
  • aldeias indígenas
  • comunidades quilombolas
  • centros de ressocialização de jovens

Cursos de capacitação e outras atividades são desenvolvidas em parceria com as comunidades para potencializar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e se tornam ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos on-line.

O trabalho realizado nos CDCs potencializa a capacidade criativa dos usuários, contribui para a realização das atividades escolares, ajudando a melhorar o aprendizado dos estudantes e favorece a difusão do conhecimento, através da realização de cursos e oficinas.

O principal público beneficiado pelo Programa de Inclusão Sociodigital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social.

O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e  93% do público freqüenta escola pública.

Centro de Recondicionamento de Computadores

Ligado ao programa Cidadania Digital, o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores do Nordeste está instalado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A unidade integra o Projeto Computadores para a Inclusão – Projeto CI, resultante de uma parceria entre a União, através do Ministério do Planejamento, e do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O CRC/Bahia é um espaço físico onde equipamentos usados recebidos através de doações são recondicionados por jovens que participam de formação profissionalizante.

O benefício ocorre em três linhas principais:
  • ganhos ambientais, ao reduzir o volume do lixo tecnológico em aterros e outros pontos de descarte
  • ganhos sociais, com a qualificação profissional dos jovens participantes
  • inclusão digital, com a distribuição dos equipamentos para que sirvam à comunidade.

Uma vez preparados para uso, os computadores são reencaminhados em plena condição para telecentros comunitários, bibliotecas, escolas públicas e projetos sociais aprovados e cadastrados pela Coordenação Nacional.

A unidade baiana conta ainda com a parceria da prefeitura de Lauro de Freitas que, por meio de um convênio, cedeu o espaço físico. A ONG Pangea – Centro de Estudos Socioambientais é responsável pela recepção dos equipamentos doados e por encaminhá-los para o recondicionamento. A redistribuição também fica a cargo da organização. A capacitação contemplará, nesta fase, quatro turmas de 15 alunos oriundos da rede pública de ensino.  O Centro também começa a distribuir os primeiros computadores recondicionados a entidades que se cadastraram no programa e tiveram sua solicitação aprovada. Para solicitar equipamentos recondicionados, a instituição deverá preencher formulário de solicitação no site do Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: