Queridos, as apresentações dos grupos de Pesquisa "Contando e Recontando Ruy Barbosa" e "Célebres Juristas Baianos" , ocorrerão nos dias 10 e 11/05/2012, no Campus Rio Vermelho.
Esperamos o comparecimento de vocês.
Att. Ezilda Melo
Abaixo a programação:
Exibição dos Documentários: os 50 anos de cátedra de Orlando Gomes, exibição de painéis fotográficos da vida de Orlando Gomes e exibição do documentário o Retorno de Ruy Barbosa à sua terra natal.
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30 - quinta-feira 10/05
Mesa Redonda – O pensamento político-jurídico na visão de Ruy Barbosa, Orlando Gomes e Teixeira de Freitas Grupo de alunos: Bruno Santana, Victor Hugo Costa e Wendel Souza
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 9h30 às 11h - quinta-feira 10/05
Local: Auditório
Oficina: História da Arte no Museu Casa de Ruy Barbosa
Mediadores: Ezilda Claudia de Melo Calazans, Ricardo Viana da Cunha e Maria Helena Franca Neves
Horário: 14h às 17h30 - quinta-feira 10/05
Local: sala a definir na Faculdade Ruy Barbosa, Campus Rio Vermelho.
Grupo de Pesquisa "Contando e Recontando Ruy Barbosa" e "Célebres Juristas Baianos" Mediadores: Professoras Ezilda Melo, Maria Helena, Ricardo Viana e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30 - Sexta-feira 11/05
Local: Auditório
Mesa redonda - Ruy Barbosa, Castro Alves e Gilberto Freyre: uma análise jurídico-poética-histórica. Palestrantes: Ezilda Melo, Maria Helena Franca e Ricardo Viana
Horário: 9h30 às 10h30 - sexta-feira 11/05
Local: Auditório
quarta-feira
segunda-feira
Seca no Nordeste
Falta de água no Nordeste não é novidade.
Mas, precisamos fazer alguma coisa.
Já estamos em maio e nenhum sinal de chuva no sertão nordestino.
Muitas campanhas são feitas para as enchentes do sudeste, para a "seca" do sul, mas para a seca do Nordeste não há muita comoção. O fato é que só sabe o que é falta d'água quem já morou numa cidade do sertão do Rio Grande do Norte e sabe o quanto a população sofre sem a chuva.
Não posso ficar de braços parados. Convoco toda a população brasileira, em especial, meus alunos do Curso de Direito, a se mobilizarem e arrecadarem alimentos não perecíveis e água para serem encaminhados para as regiões necessitadas.
Começo minha campanha agora! Mas, precisarei da ajuda de todos.
Um fraterno abraço,
Ezilda Melo
Mas, precisamos fazer alguma coisa.
Já estamos em maio e nenhum sinal de chuva no sertão nordestino.
Muitas campanhas são feitas para as enchentes do sudeste, para a "seca" do sul, mas para a seca do Nordeste não há muita comoção. O fato é que só sabe o que é falta d'água quem já morou numa cidade do sertão do Rio Grande do Norte e sabe o quanto a população sofre sem a chuva.
Não posso ficar de braços parados. Convoco toda a população brasileira, em especial, meus alunos do Curso de Direito, a se mobilizarem e arrecadarem alimentos não perecíveis e água para serem encaminhados para as regiões necessitadas.
Começo minha campanha agora! Mas, precisarei da ajuda de todos.
Um fraterno abraço,
Ezilda Melo
sexta-feira
Compras
"Os anúncios televisivos da Caderneta de Poupança insistem no princípio de que, se a gente deixar de comprar tudo que é fundamental hoje, terá amanhã dinheiro suficiente pra comprar tudo que é supérfluo." Millôr Fernandes
Amor próprio
"Nas disputas o maior inimigo da verdade é o amor próprio, que, ainda depois de convencido, não se dá por vencido." Alberto Antonio de Moraes Carvalho
PROGRAMAÇÃO III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
7 de maio (segunda-feira)
Lançamento do edital 2012 PICT e da Revista CIENTEFICO
Palestrante: Profa. Vanessa Vazquez
Horário: 9h às 9h30
Local: Auditório
Exposição “Os sujeitos e seus símbolos: tecendo olhares na cidade”
Autora: Profa. Izamara Lima de Jesus
Horário: 9h às 11h
Local: Corredores 2º andar, prédio A
Oficina Júri Simulado
Professor: Daniel Keller
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório
Motorcracia & Carrodependência
Palestrante: Prof. Lucas Jerzy Portela
Horário: 19h às 20h
Local: Auditório
Mesa Redonda - Análise Existencial Humanista: teoria e prática
Mediador: Rodrigo Bastos | Aluno: Alan Veras
Horário: 20h às 21h
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
9h30
A Psicoterapia Segundo Emilio Mira y López
Nádia Maria Dourado Rocha
10h
Fatores associados à procura de tratamento entre pacientes de uma instituição especializada em dependência ao álcool de Salvador – BA
Ana Paula de Jesus Nunes e profa. Stella Sarmento
10h30
Redução de danos: intervenções e desafios
Carla Maiara Silva Santos
11h
Representações sociais da loucura e a reforma psiquiátrica frente ao familiar cuidador de sujeito com transtorno mental
Ticiana Araujo Carnaúba
11h30
Impactos do sentimento materno na formação do apego em crianças com paralisia cerebral
Tammy Costa Conceição
8 de maio (terça-feira)
Oficina – Pesquisa Bibliográfica
Palestrante: Gracia Jaqueline
Horário: 9h às 10h
Local: Laboratório 4
Oficina – Teatro e Saúde Mental
Palestrante: Renata Berentein
Horário: 8h30 às 11h
Local: 207A
Mesa Redonda - A Psicologia em diálogo com as Políticas Públicas
Palestrante: Profa. Camila Barreto Bonfim
Horário: 14h às 15h30
Local: 201A
Qualidade do sono em pacientes com asma grave
Palestrante: Deisiane Lima Araújo
Horário: 18h35 às 21h20
Local: 207A
Brincadeira, desenvolvimento e educação
Palestrante: Profa. Dra. Eulina Lordelo
Horário: 18h às 19h
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
8h30
Avaliação de funções executivas e impulsividade entre adultos de 20 a 60 anos com baixa escolaridade de Salvador - BA
Karolina do Nascimento Rangel
9h
Avaliação da atenção e memória visoespacial em adultos de 20 a 60 anos com baixa escolaridade da cidade de Salvador - BA
Liliane Campos dos Santos
9h30
Representação social dos transtornos mentais entre jovens de 19 a 25 anos de Salvador - BA
Alan da Silva Véras
10h
Os possíveis impactos das condições de trabalho na saúde dos vigilantes
Vanessa Santana da Costa Lima
10h30
Projeto de intervenção psicossocial para capacitação para o primeiro emprego
Ticiana Araujo Carnaúba
11h
O trabalho do psicólogo nos centros de assistência social
Talita Vidal, Ingrid de Jesus Nunes e Isismaria Machado Martins
11h30
Depressão e asma grave
Drielle Caroline Bide Duarte
12h
Sylvio Rabello
Samara Kássya de Oliveira Almeida
Comunicações Orais - Psicologia
Local: 201A
Horário
Comunicação
Autor
15h30
Humanização do parto
Daniela Leal
16h
A Psicologia e a Política Nacional de Assistência Social
Candice Santana Souza de Oliveira
16h30
A produção de conhecimento nas teses de doutoramento da FAMEB (1845 a 1930)
Bianca Becker
Comunicações Orais - Ciências Humanas e Sociais
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
19h
Os inimigos de ontem, hoje e sempre.
Priscila Peixinho Maia
19h30
Responsabilidade Social Empresarial: os programas e práticas sociais da Coelba
Elinês Borges de Souza
20h
União civil pluriafetiva
Ricardo Oliveira Rotondano
20h30
A progressão por salto no Direito Penal
Victor Souza Marçal
9 de maio (quarta-feira)
Mesa Redonda - Psicologia Crítica
Mediadora: Sunna Prieto de Azevedo Prieto
Alunos: Mateus Souza, Sidarta Rodrigues e Adalene Sales
Horário: 11h30 às 12h30
Local: Auditório
Lousa interativa de baixo custo com a utilização do software livre e inovações
Palestrante: Ivo Pedro Junior Gonzalez
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
8h30
Adoção Homoparental
Mayara Tairini Vergasta Mutti
9h
Violência contra a mulher no contexto familiar
George Barbosa Oliveira
9h30
Relatos de violência
Paloma Nascimento
10h
Questões raciais e a educação entre jovens no ensino médio
Drielle Caroline Bidu Duarte
10h30
O mal estar no ensino superior
Klessyo Freire
11h
Behaviorismo radical e a natureza das teorias da liderança
Ana Paula de Jesus Nunes
11h30
Psicologia crítica
Sunna Prieto de Azevedo Prieto
12h
A dialética do trânsito em Salvador
Sergio Manzione
Comunicações Orais - Ciências da Computação/Informação
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
19h30
Visualização de software com realidade aumentada
Marcelo Queiroz Sampaio de Oliveira Pinto Valiense
20h
Paulo Luiz Oliveira da Silva
Aplicação de rede neural artificial no reconhecimento da íris para fins de pré-diagnóstico em apoio a Iridologia
20h30
Governança de TI: o framework cobit na avaliação dos processos de uma empresa nacional
Helder Patrício
21h
Da xícara para o prato
Gabriele Gruska Prata
10 de maio (quinta-feira)
Exibição dos Documentários: os 50 anos de cátedra de Orlando Gomes, exibição de painéis fotográficos da vida de Orlando Gomes e exibição do documentário o Retorno de Ruy Barbosa à sua terra natal.
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Auditório
Mesa Redonda – O pensamento político-jurídico na visão de Ruy Barbosa, Orlando Gomes e Teixeira de Freitas
Grupo de alunos: Bruno Santana, Victor Hugo Costa e Wendel Souza
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório
Comunicação Oral – Apresentação da Pesquisa Cores e Texturas
Palestrante: Prof. Alberto Freire de Carvalho Olivieri
Horário: 11h às 11h30
Local: Auditório
Oficina: História da Arte no Museu Casa de Ruy Barbosa
Mediadores: Ezilda Claudia de Melo Calazans, Ricardo Viana da Cunha e Maria Helena Franca Neves
Horário: 14h às 17h30
Local: Museu Casa de Ruy Barbosa
Comunicação oral - A dialética do trânsito em Salvador
Palestrante: Sergio Manzione
Horário: 18h30 às 19h
Local: Auditório
ACC Con/vivência na Rua - O relato de uma experiência educativa com crianças de um movimento social no centro de Salvador
Palestrante: Eliseu de Oliveira Cunha
Horário: 19h às 19h30
Local: Auditório
A motivação na perspectiva analítico-comportamental
Palestrante: Ana Paula de Jesus Nunes
Horário: 19h30 às 20h
Local: Auditório
Corrida Neutrônica
Palestrante: Igor Santos
Horário: 20h às 20h30
Local: Auditório
11 de maio (sexta-feira)
Grupo de Pesquisa "Contando e Recontando Ruy Barbosa" e "Célebres Juristas Baianos"
Mediadores: Professoras Ezilda Melo, Maria Helena, Ricardo Viana e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Auditório
Mesa redonda - Ruy Barbosa, Castro Alves e Gilberto Freyre: uma análise jurídico-poética-histórica. Projeto "Contando e Recontando Ruy Barbosa
Palestrantes: Ezilda Melo, Maria Helena Franca e Ricardo Viana
Horário: 9h30 às 10h30
Local: Auditório
Comunicação Oral - Projeto Interdisciplinar: O uso das cores no Vale das Pedrinhas
Professor responsável: Prof. Alberto Freire de Carvalho Olivieri
Horário: 11h às 11h30
Local: Auditório
Oficina Júri Simulado
Professor Responsável: Daniel Keller
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Dia: 11 de maio (sexta-feira)
Lançamento do edital 2012 PICT e da Revista CIENTEFICO
Palestrante: Profa. Vanessa Vazquez
Horário: 9h às 9h30
Local: Auditório
Exposição “Os sujeitos e seus símbolos: tecendo olhares na cidade”
Autora: Profa. Izamara Lima de Jesus
Horário: 9h às 11h
Local: Corredores 2º andar, prédio A
Oficina Júri Simulado
Professor: Daniel Keller
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório
Motorcracia & Carrodependência
Palestrante: Prof. Lucas Jerzy Portela
Horário: 19h às 20h
Local: Auditório
Mesa Redonda - Análise Existencial Humanista: teoria e prática
Mediador: Rodrigo Bastos | Aluno: Alan Veras
Horário: 20h às 21h
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
9h30
A Psicoterapia Segundo Emilio Mira y López
Nádia Maria Dourado Rocha
10h
Fatores associados à procura de tratamento entre pacientes de uma instituição especializada em dependência ao álcool de Salvador – BA
Ana Paula de Jesus Nunes e profa. Stella Sarmento
10h30
Redução de danos: intervenções e desafios
Carla Maiara Silva Santos
11h
Representações sociais da loucura e a reforma psiquiátrica frente ao familiar cuidador de sujeito com transtorno mental
Ticiana Araujo Carnaúba
11h30
Impactos do sentimento materno na formação do apego em crianças com paralisia cerebral
Tammy Costa Conceição
8 de maio (terça-feira)
Oficina – Pesquisa Bibliográfica
Palestrante: Gracia Jaqueline
Horário: 9h às 10h
Local: Laboratório 4
Oficina – Teatro e Saúde Mental
Palestrante: Renata Berentein
Horário: 8h30 às 11h
Local: 207A
Mesa Redonda - A Psicologia em diálogo com as Políticas Públicas
Palestrante: Profa. Camila Barreto Bonfim
Horário: 14h às 15h30
Local: 201A
Qualidade do sono em pacientes com asma grave
Palestrante: Deisiane Lima Araújo
Horário: 18h35 às 21h20
Local: 207A
Brincadeira, desenvolvimento e educação
Palestrante: Profa. Dra. Eulina Lordelo
Horário: 18h às 19h
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
8h30
Avaliação de funções executivas e impulsividade entre adultos de 20 a 60 anos com baixa escolaridade de Salvador - BA
Karolina do Nascimento Rangel
9h
Avaliação da atenção e memória visoespacial em adultos de 20 a 60 anos com baixa escolaridade da cidade de Salvador - BA
Liliane Campos dos Santos
9h30
Representação social dos transtornos mentais entre jovens de 19 a 25 anos de Salvador - BA
Alan da Silva Véras
10h
Os possíveis impactos das condições de trabalho na saúde dos vigilantes
Vanessa Santana da Costa Lima
10h30
Projeto de intervenção psicossocial para capacitação para o primeiro emprego
Ticiana Araujo Carnaúba
11h
O trabalho do psicólogo nos centros de assistência social
Talita Vidal, Ingrid de Jesus Nunes e Isismaria Machado Martins
11h30
Depressão e asma grave
Drielle Caroline Bide Duarte
12h
Sylvio Rabello
Samara Kássya de Oliveira Almeida
Comunicações Orais - Psicologia
Local: 201A
Horário
Comunicação
Autor
15h30
Humanização do parto
Daniela Leal
16h
A Psicologia e a Política Nacional de Assistência Social
Candice Santana Souza de Oliveira
16h30
A produção de conhecimento nas teses de doutoramento da FAMEB (1845 a 1930)
Bianca Becker
Comunicações Orais - Ciências Humanas e Sociais
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
19h
Os inimigos de ontem, hoje e sempre.
Priscila Peixinho Maia
19h30
Responsabilidade Social Empresarial: os programas e práticas sociais da Coelba
Elinês Borges de Souza
20h
União civil pluriafetiva
Ricardo Oliveira Rotondano
20h30
A progressão por salto no Direito Penal
Victor Souza Marçal
9 de maio (quarta-feira)
Mesa Redonda - Psicologia Crítica
Mediadora: Sunna Prieto de Azevedo Prieto
Alunos: Mateus Souza, Sidarta Rodrigues e Adalene Sales
Horário: 11h30 às 12h30
Local: Auditório
Lousa interativa de baixo custo com a utilização do software livre e inovações
Palestrante: Ivo Pedro Junior Gonzalez
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Auditório
Comunicações Orais - Psicologia
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
8h30
Adoção Homoparental
Mayara Tairini Vergasta Mutti
9h
Violência contra a mulher no contexto familiar
George Barbosa Oliveira
9h30
Relatos de violência
Paloma Nascimento
10h
Questões raciais e a educação entre jovens no ensino médio
Drielle Caroline Bidu Duarte
10h30
O mal estar no ensino superior
Klessyo Freire
11h
Behaviorismo radical e a natureza das teorias da liderança
Ana Paula de Jesus Nunes
11h30
Psicologia crítica
Sunna Prieto de Azevedo Prieto
12h
A dialética do trânsito em Salvador
Sergio Manzione
Comunicações Orais - Ciências da Computação/Informação
Local: Auditório
Horário
Comunicação
Autor
19h30
Visualização de software com realidade aumentada
Marcelo Queiroz Sampaio de Oliveira Pinto Valiense
20h
Paulo Luiz Oliveira da Silva
Aplicação de rede neural artificial no reconhecimento da íris para fins de pré-diagnóstico em apoio a Iridologia
20h30
Governança de TI: o framework cobit na avaliação dos processos de uma empresa nacional
Helder Patrício
21h
Da xícara para o prato
Gabriele Gruska Prata
10 de maio (quinta-feira)
Exibição dos Documentários: os 50 anos de cátedra de Orlando Gomes, exibição de painéis fotográficos da vida de Orlando Gomes e exibição do documentário o Retorno de Ruy Barbosa à sua terra natal.
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Auditório
Mesa Redonda – O pensamento político-jurídico na visão de Ruy Barbosa, Orlando Gomes e Teixeira de Freitas
Grupo de alunos: Bruno Santana, Victor Hugo Costa e Wendel Souza
Mediadores: Professoras Ezilda Melo e Flávia Gomes
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório
Comunicação Oral – Apresentação da Pesquisa Cores e Texturas
Palestrante: Prof. Alberto Freire de Carvalho Olivieri
Horário: 11h às 11h30
Local: Auditório
Oficina: História da Arte no Museu Casa de Ruy Barbosa
Mediadores: Ezilda Claudia de Melo Calazans, Ricardo Viana da Cunha e Maria Helena Franca Neves
Horário: 14h às 17h30
Local: Museu Casa de Ruy Barbosa
Comunicação oral - A dialética do trânsito em Salvador
Palestrante: Sergio Manzione
Horário: 18h30 às 19h
Local: Auditório
ACC Con/vivência na Rua - O relato de uma experiência educativa com crianças de um movimento social no centro de Salvador
Palestrante: Eliseu de Oliveira Cunha
Horário: 19h às 19h30
Local: Auditório
A motivação na perspectiva analítico-comportamental
Palestrante: Ana Paula de Jesus Nunes
Horário: 19h30 às 20h
Local: Auditório
Corrida Neutrônica
Palestrante: Igor Santos
Horário: 20h às 20h30
Local: Auditório
11 de maio (sexta-feira)
Grupo de Pesquisa "Contando e Recontando Ruy Barbosa" e "Célebres Juristas Baianos"
Mediadores: Professoras Ezilda Melo, Maria Helena, Ricardo Viana e Flávia Gomes
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Auditório
Mesa redonda - Ruy Barbosa, Castro Alves e Gilberto Freyre: uma análise jurídico-poética-histórica. Projeto "Contando e Recontando Ruy Barbosa
Palestrantes: Ezilda Melo, Maria Helena Franca e Ricardo Viana
Horário: 9h30 às 10h30
Local: Auditório
Comunicação Oral - Projeto Interdisciplinar: O uso das cores no Vale das Pedrinhas
Professor responsável: Prof. Alberto Freire de Carvalho Olivieri
Horário: 11h às 11h30
Local: Auditório
Oficina Júri Simulado
Professor Responsável: Daniel Keller
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Dia: 11 de maio (sexta-feira)
quarta-feira
Palestra de Dr. Waldir Pires
O Diretor da Faculdade Ruy Barbosa, Rogério Flores, fazendo a abertura do evento:
Uma palestra para não ser esquecida.
Muito mais que ensinamentos teóricos, exemplos de vida. Palestrar sobre ética na política, num ano eleitoral, tem que ser por uma pessoa que tem ética.
Waldir Pires, é um exemplo de credibilidade política. Algumas palestras podem estar lotadas. Outras podem ocorrer com mais esvaziamento. O mais importante não é a quantidade de presentes, e sim o aprendizado que levamos. Em algumas, podemos ouvir como certas, posturas erradas e até mesmo atrocidades, como o desenvolvimento de armamento nuclear no Irã. Recentemente, ouvi isso numa palestra do Embaixador do Irã, tentando fazer soar um falso discurso de normalidade e finalidade pacífica. Será que os ouvintes presentes concordaram com todas as justificativas dele, fundamentadas no discurso da diferença cultural?
Nessa palestra de hoje, os valores foram outros. Waldir Pires, acostumado a encher auditórios internacionais, nasceu numa cidadezinha do interior da Bahia; começou sua vida política aos quinze anos, lutando por melhorias de sua comunidade; advindo de uma família humilde, fez seu curso secundarista à noite, porque de dia tinha que trabalhar como datilógrafo; graduado em Direito pela UFBA, foi exilado na época da ditadura, e no exílio trabalhou com professor.
Dentre tantos cargos que já exerceu, destacamos no período de 2003 a 2006, ter sido Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União. Trata-se de um órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. A CGU também exerce, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.
Questões como ética, democracia, passado e futuro do país foram debatidas. Waldir Pires acredita na força do jovem para mudar nosso país. Acredita na união. Deixou-nos como atividade de cidadania entrarmos no site http://www.transparencia.gov.br/ e vistoriarmos como os gastos públicos de nossa cidade estão ocorrendo. Vale salientar que esse site foi uma conquista dele, que teve que vencer no STJ inúmeros Mandados de Segurança impetrados contra si.
Pessoalmente, foi a segunda vez que o ouvi. A primeira foi no evento de anistiamento de Marighella, em dezembro de 2011.
O apoio institucional é fundamental para todos os eventos. Fotografei o momento para ter registrado uma atuação educacional tão importante, que foi iniciativa da aluna Ana Maria de Aguiar Cardoso, em ter convidado, para palestrar sobre Ética na Política, Dr. Waldir Pires, num trabalho desenvolvido na disciplina de Ética Jurídica.
Todos os eventos são importantes para a produção do conhecimento.
Uma palestra para não ser esquecida.
Muito mais que ensinamentos teóricos, exemplos de vida. Palestrar sobre ética na política, num ano eleitoral, tem que ser por uma pessoa que tem ética.
Waldir Pires, é um exemplo de credibilidade política. Algumas palestras podem estar lotadas. Outras podem ocorrer com mais esvaziamento. O mais importante não é a quantidade de presentes, e sim o aprendizado que levamos. Em algumas, podemos ouvir como certas, posturas erradas e até mesmo atrocidades, como o desenvolvimento de armamento nuclear no Irã. Recentemente, ouvi isso numa palestra do Embaixador do Irã, tentando fazer soar um falso discurso de normalidade e finalidade pacífica. Será que os ouvintes presentes concordaram com todas as justificativas dele, fundamentadas no discurso da diferença cultural?
Nessa palestra de hoje, os valores foram outros. Waldir Pires, acostumado a encher auditórios internacionais, nasceu numa cidadezinha do interior da Bahia; começou sua vida política aos quinze anos, lutando por melhorias de sua comunidade; advindo de uma família humilde, fez seu curso secundarista à noite, porque de dia tinha que trabalhar como datilógrafo; graduado em Direito pela UFBA, foi exilado na época da ditadura, e no exílio trabalhou com professor.
Dentre tantos cargos que já exerceu, destacamos no período de 2003 a 2006, ter sido Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União. Trata-se de um órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. A CGU também exerce, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.
Pessoalmente, foi a segunda vez que o ouvi. A primeira foi no evento de anistiamento de Marighella, em dezembro de 2011.
O apoio institucional é fundamental para todos os eventos. Fotografei o momento para ter registrado uma atuação educacional tão importante, que foi iniciativa da aluna Ana Maria de Aguiar Cardoso, em ter convidado, para palestrar sobre Ética na Política, Dr. Waldir Pires, num trabalho desenvolvido na disciplina de Ética Jurídica.
Todos os eventos são importantes para a produção do conhecimento.
segunda-feira
Integração do Direito, Hermenêutica e Cotas Raciais
Faculdade Ruy Barbosa
Curso: Direito
Disciplina: Hermenêutica Jurídica
Professora: Ezilda Melo
2ª
Unidade – Atividade em sala – Valor: 1.0 ponto - Data: 30/04/2012
Posicione-se a
respeito do voto do MINISTRO MARCO AURÉLIO, do STF, a respeito das cotas
raciais no ensino superior, tomando como base os métodos de
integração do Direito. Mínimo de 30 linhas.
"As Constituições sempre versaram, com maior ou menor largueza, sobre o tema da isonomia. Na Carta de 1824, apenas se remetia o legislador ordinário à equidade. Na época, convivíamos com a escravatura, e o escravo não era sequer considerado gente. Veio a República e, na Constituição de 1891, previu-se, de forma categórica, que todos seriam iguais perante a lei. Mais do que isso: eliminaram-se privilégios decorrentes do nascimento; desconheceram-se foros de nobreza, extinguiram-se as ordens honoríficas e todas as prerrogativas e regalias a elas inerentes, bem como títulos nobiliárquicos e de conselho. Permanecemos, todavia, com uma igualdade simplesmente formal.
Na
Constituição de 1934, Constituição popular, dispôs-se também que todos seriam
iguais perante a lei e que não haveria privilégios nem distinções por motivo de
nascimento, sexo, raça, profissões próprias ou dos pais, classe social,
riqueza, crenças religiosas ou ideias políticas. Essa Carta teve uma tênue
virtude, revelando-nos o outro lado da questão. É que a proibição relativa à
discriminação mostrou-se ainda simplesmente simbólica. O discurso oficial, à
luz da Carta de 1934, foi único e ingênuo, afirmando-se que, no território
brasileiro, inexistia a discriminação.
Na
Constituição outorgada de 1937, simplificou-se, talvez por não se admitir a
discriminação, o trato da matéria e proclamou-se, simplesmente, que todos
seriam iguais perante a lei. Nota-se, até este momento, um hiato entre o
direito – proclamado com envergadura maior, porquanto fixado na Constituição
Federal – e a realidade dos fatos.
Na
progressista Constituição de 1946, reafirmou-se o princípio da igualdade,
rechaçando-se a propaganda de preconceitos de raça ou classe.
Introduziu-se, assim, no cenário jurídico, por uma via
indireta, a lei do silêncio, inviabilizando-se, de uma forma mais clara, mais
incisiva, mais perceptível, a repressão do preconceito. Na vigência dessa
Carta, veio à balha a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em dezembro
de 1948. Proclamou-se em bom som, em bom vernáculo, que “todo o homem tem
capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta
Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,
opinião pública ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza,
nascimento ou qualquer outra condição”. Admitiu-se, aqui e no âmbito
internacional, a verdadeira situação havida no Brasil, em relação ao problema.
Percebeu-se a necessidade de se homenagear o princípio d realidade, o dia a dia da vida em
sociedade. No Brasil, a primeira lei penal sobre a discriminação surgiu em
1951, graças ao trabalho desenvolvido por dois grandes homens públicos: Afonso
Arinos e Gilberto Freire. Só então se reconheceu a existência, no País, da
discriminação.
Na
Constituição Federal de 1967, não se inovou, permaneceu-se na vala da
igualização simplesmente formal, dispondo-se que todos são iguais perante a
lei, sem distinção de sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções
políticas.
A
Convenção Internacional sobre Eliminação de todas as Formas de Discriminação
Racial, ratificada pelo Brasil, em 26 de março de 1968, dispôs: "Não serão
consideradas discriminação racial as medidas especiais" – e adentrou-se o
campo das ações afirmativas, da efetividade maior da não discriminação –
“tomadas com o único objetivo de assegurar o progresso adequado de certos
grupos raciais ou étnicos ou de indivíduos que necessitem da proteção que possa
ser necessária para proporcionar a tais grupos ou indivíduos igual gozo ou
exercício de direitos humanos e liberdades” – no sentido amplo – “fundamentais,
contanto que tais medidas não conduzam, em consequência" – e, hoje, ainda
estamos muito longe disso –, "à manutenção de direitos separados para
diferentes grupos raciais e não prossigam após terem sido alcançados os seus
objetivos."
Na Constituição
de 1969 – a Emenda nº 1, de 1969, verdadeira Constituição –, repetiu-se o texto
da Carta imediatamente anterior, proclamando-se, de forma pedagógica – e o
trecho encerra a principiologia –, que não seria tolerada a discriminação.
Esse foi o quadro notado pelos constituintes de 1988, a
evidenciar, como já afirmado, igualização simplesmente formal, igualdade que
fugia aos parâmetros necessários à correção de rumos. Na atual Constituição –
dita, por Ulysses Guimarães, cidadã, mas que até hoje assim não se mostra não
por deficiência do respectivo conteúdo, mas pela ausência de vontade política
de implementá-la –, adotou-se, pela primeira vez, um preâmbulo – o que é
sintomático –, sinalizando uma nova direção, uma mudança de postura, no que
revela que “nós,” – todos nós e não apenas os constituintes, já que eles agiram
em nosso nome – “representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia
Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a
assegurar o exercício de direitos sociais e individuais, a liberdade, a
segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores
supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na
harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução
pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte
Constituição da República Federativa do Brasil”. Então, a Lei Maior é aberta
com o artigo que lhe revela o alcance: constam como fundamentos da República
brasileira a cidadania e a dignidade da pessoa humana, e não nos esqueçamos
jamais de que os homens não são feitos para as leis, as leis é que são feitas
para os homens.
Do artigo 3º nos vem luz suficiente ao agasalho de uma ação
afirmativa, a percepção de que a única maneira de corrigir desigualdades é
colocar o peso da lei, com a imperatividade que ela deve ter em um mercado
desequilibrado, a favor daquele que é discriminado, tratado de modo desigual.
Nesse preceito, são considerados como objetivos fundamentais de nossa
República: primeiro, construir – prestem atenção a esse verbo – uma sociedade
livre, justa e solidária; segundo, garantir o desenvolvimento nacional –
novamente temos aqui o verbo a conduzir não a atitude simplesmente estática,
mas a posição ativa; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as
desigualdades sociais e regionais; e, por último, no que interessa, promover o
bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer
outras formas de discriminação.
Pode-se dizer, sem receio de equívoco, que se passou de uma
igualização estática, meramente negativa, no que se proibia a discriminação,
para uma igualização eficaz, dinâmica, já que os verbos ”construir”,
“garantir”, “erradicar” e “promover” implicam mudança de óptica, ao denotar
“ação”. Não basta não discriminar. É preciso viabilizar – e a Carta da
República oferece base para fazê-lo – as mesmas oportunidades. Há de ter-se
como página virada o sistema simplesmente principiológico. A postura deve ser,
acima de tudo, afirmativa. Que fim almejam esses dois artigos da Carta Federal,
senão a transformação social, com o objetivo de erradicar a pobreza, uma das
maneiras de discriminação, visando, acima de tudo, ao bem de todos, e não
apenas daqueles nascidos em berços de ouro?
No âmbito das relações internacionais, a Constituição de 1988
estabelece que devem prevalecer as normas concernentes aos direitos humanos.
Mais do que isso, no artigo 4º, inciso VII, repudia-se o terrorismo,
colocando-se no mesmo patamar o racismo, que é uma forma de terrorismo.
Dispõe-se ainda sobre a cooperação entre os povos para o progresso da
humanidade. Encontramos princípios, mais do que princípios, autorizações para
uma ação positiva. E sabemos que os princípios têm tríplice função: a
informativa, junto ao legislador ordinário, a normativa, para a sociedade como
um todo, e a interpretativa, considerados os operadores do Direito.
No campo dos direitos e garantias fundamentais, deu-se ênfase
maior à igualização ao prever-se, na cabeça do artigo 5º da Constituição
Federal, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, assegurando-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade. Seguem-se setenta e oito incisos, cabendo destacar o XLI, segundo
o qual “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e
liberdades fundamentais”; o inciso XLII, a prever que “a prática do racismo
constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos
termos da lei”. Nem a passagem do tempo, nem o valor “segurança jurídica”,
estabilidade nas relações jurídicas, suplantam a ênfase dada pelo nosso
legislador constituinte de 1988 a esse crime odioso, que é o crime racial. Mais
ainda: de acordo com o § 1º do artigo 5º, “as normas definidoras dos direitos e
garantias fundamentais têm aplicação imediata”.
Sabemos que os trabalhos da Assembleia Constituinte – e isso
é proclamado por aqueles que os acompanharam – foram desenvolvidos sem maioria
constante, e esse aspecto afigurou-se salutar. Daí a existência de certos
dispositivos na Carta de 1988 a projetarem no tempo o exercício de direito
constitucionalmente assegurado, preceitos esses que ressalvam a necessidade de
regulação dos temas a serem tratados pelos legisladores ordinários. Entretanto,
em relação aos direitos e às garantias individuais, a Carta de 1988 tornou-se,
desde que promulgada, autoaplicável, incumbindo aos responsáveis pela
supremacia do Diploma Máximo do País buscar meios para torná-lo efetivo.
Consoante o § 2º desse mesmo artigo 5º, os direitos e garantias expressos na
Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela
adotados, e, aqui, passou-se a contar com os denominados direitos e garantias
implícitos ou insertos nos tratados internacionais em que a República
Federativa do Brasil seja parte.
A Lei nº 7.716, de 1989, de autoria do Deputado Carlos
Alberto Caó, veio capitular determinados procedimentos, à margem da Carta
Federal, como crime. É o caso de perguntarmos: o que falta, então, para
afastarmos do cenário as discriminações, as exclusões hoje notadas? Urge uma
mudança cultural, uma conscientização maior por parte dos brasileiros; falta a
percepção de que não se pode falar em Constituição Federal sem levar em conta,
acima de tudo, a igualdade. Precisamos saldar essa dívida, ter presente o dever
cívico de buscar o tratamento igualitário.
É preciso chegar às ações afirmativas. A neutralidade estatal
mostrou-se nesses anos um grande fracasso; é necessário fomentar-se o acesso à
educação; urge implementar programa voltado aos menos favorecidos, a abranger
horário integral, de modo a tirar meninos e meninas da rua, dando-lhes
condições que os levem a ombrear com as demais crianças. O Estado tem enorme
responsabilidade nessa área e pode muito bem liberar verbas para os
imprescindíveis financiamentos nesse setor.
As normas proibitivas não são suficientes para afastar do
cenário a discriminação. Deve-se contar – e fica aqui o apelo ao Congresso
Nacional – com normas integrativas. No momento, tramita na Câmara do Deputados
o Projeto PLS 912 de 2002, iniciado no Senado, pro provocação do Senador José
Sarney, Projeto PLS nº 650 de 1999, que visa instituir quotas de ação
afirmativa para a população negra no acesso aos cargos e empregos públicos, à
educação superior e aos contratos do fundo de financiamento ao estudante do
ensino superior, quota essa que, diante do total dessas minorias – e apenas são
minorias no tocante às oportunidades –, mostra-se singela: 20%.
Vem-nos de um grande pensador do Direito, Celso Antônio
Bandeira de Mello, o seguinte trecho:
De revés, sempre que a correlação lógica entre o fator de
discrímen e o correspondente tratamento encartar-se na mesma linha de valores
reconhecidos pela Constituição, a disparidade professada pela norma exibir-se-á
como esplendorosamente ajustada ao preceito isonômico (...). O que se visa com
o preceito isonômico é impedir favoritismos ou perseguições. É obstar agravos
injustificados, vale dizer que incidam apenas sobre uma classe de pessoas em
despeito de inexistir uma racionalidade apta a fundamentar uma diferenciação
entre elas que seja compatível com os valores sociais aceitos no Texto
Constitucional.
Entendimento divergente resulta na colocação em plano
secundário dos ditames maiores da Carta da República, que contém algo que,
longe de ser um óbice, mostra-se como estímulo ao legislador comum. A Carta agasalha
amostragem de ação afirmativa, por exemplo, no artigo 7º, inciso XX, ao cogitar
da proteção de mercado quanto à mulher e ao direcionar à introdução de
incentivos; no artigo 37, inciso III, ao versar sobre a reserva de vaga – e,
portanto, a existência de quotas –, nos concursos públicos, para os
deficientes; no artigo 170, ao dispor sobre as empresas de pequeno porte,
prevendo que devem ter tratamento preferencial; no artigo 227, ao fazê-lo
também em relação à criança e ao adolescente. Quanto ao artigo 208, inciso V,
há de ser interpretado de modo harmônico com os demais preceitos constitucionais.
A cláusula “segundo a capacidade de cada um” somente pode fazer referência à
igualdade plena, considerada a vida pregressa e as oportunidades que a
sociedade ofereceu às pessoas. A meritocracia sem “igualdade de pontos de
partida” é apenas uma forma velada de aristocracia.
Vejam a experiência brasileira no campo da legislação
ordinária. A Lei nº 8.112/90 – porque, de certa maneira, isso foi previsto na
Constituição Federal – fixa a reserva de até 20% das vagas, nos concursos
públicos, para os deficientes físicos. A lei eleitoral, de nº 9.504/97, dispõe
sobre a participação da mulher, não como simples eleitora, o que foi
conquistado na década de 30, mas como candidata. Estabelece, no tocante aos
candidatos, o mínimo de 30% e o máximo de 70% de cada sexo. A proteção aqui
concorre também em benefício dos homens. Talvez tenha o legislador receado uma
interpretação apressada, levando em conta suposto conflito com a Constituição
Federal, ao prever, como ocorreu anteriormente, uma quota específica para as
mulheres. Por outro lado, a Lei nº 8.666/93 viabiliza a contratação, sem
licitação – meio que impede o apadrinhamento –, de associações, sem fins
lucrativos, de portadores de deficiência física, presente o preço de mercado.
No sistema de quotas, deve-se considerar a proporcionalidade, a razoabilidade,
e, para isso, dispomos de estatísticas. Tal sistema há de ser utilizado na
correção de desigualdades e afastado tão logo eliminadas essas diferenças.
Revela-se, então, que a prática das ações afirmativas pelas
universidades públicas brasileiras é uma possibilidade latente nos princípios e
regras constitucionais aplicáveis à matéria. A implementação por deliberação
administrativa decorre, portanto, do princípio da supremacia da Carta Federal e
também da previsão, presente no artigo 207, cabeça, dela constante, da
autonomia universitária. Cabe lembrar que o Supremo, em visão evolutiva, já
reconheceu a possibilidade de incidência direta do Diploma Maior nas relações
calcadas pelo direito administrativo. Sobreleva notar, ainda, que a definição
dos critérios de admissão no vestibular é disciplinado pelo edital, de acordo
com os artigos 44, inciso II e parágrafo único, e 53, cabeça, da Lei nº
9.394/97.
Mostra-se importante ter em mente também que a adoção de
políticas de ação afirmativa em favor dos negros e outras minorias no Brasil,
iniciada no Estado do Rio de Janeiro, não gerou o denominado “Estado
racializado”, como sustenta a arguente. Ao menos até agora, essa não foi uma
consequência advinda da mencionada política. Observem: são mais de dez anos da
prática sem registro de “qualquer episódio sério de tensão ou conflito racial
no Brasil que possa ser associado a tais medidas”, conforme observou a
Procuradoria Geral da República em parecer. É natural que, na fase embrionária
do sistema, hajam surgido choque de ideias, divergências de interpretação
jurisprudencial e, até mesmo, casos de má aplicação das quotas.
Tem relevância a alegação de que o sistema de verificação de
quotas conduz à prática de arbitrariedades pelas comissões de avaliação, mas
não consubstancia argumento definitivo contra a adoção da política de quotas. A
toda evidência, na aplicação do sistema, as distorções poderão ocorrer, mas há
de se presumir que as autoridades públicas irão se pautar por critérios
razoavelmente objetivos. Afinal, se somos capazes de produzir estatísticas
consistentes sobre a situação do negro na sociedade, e, mais ainda, se é
inequívoca e consensual a discriminação existente em relação a tais indivíduos,
parece possível indicar aqueles que devem ser favorecidos pela política
inclusiva. Para tanto, contamos com a contribuição dos cientistas sociais.
Descabe supor o extraordinário, a fraude, a má-fé, buscando-se deslegitimar a
política. Outros conceitos utilizados pela Constituição também permitem certa
abertura – como os hipossuficientes, os portadores de necessidades especiais,
as microempresas – e isso não impede a implementação de benefícios em favor
desses grupos, ainda que, vez por outra, sejam verificadas fraudes e equívocos.
Toda e qualquer interpretação de preceito normativo revela um
ato de vontade. E aí vale repetir: os homens não são feitos para as leis, mas
as leis, para os homens. Qual deve ser a postura do Estado-Juiz diante de um
conflito de interesses? Única: não potencializar a dogmática para,
posteriormente, à mercê dessa dogmática, enquadrar o caso concreto. Em face de
um conflito de interesses, o juiz há de idealizar a solução mais justa,
considerada a formação humanística que tenha e, após, buscar o indispensável
apoio no direito posto. Ao fazê-lo, cumprirá, sempre, ter presente o mandamento
constitucional de regência da matéria.
Só existe a supremacia da Carta quando, à luz desse diploma,
vingar a igualdade. A ação afirmativa evidencia o conteúdo democrático do
princípio da igualdade jurídica, e, neste caso, cabe citar uma pensadora do
Direito, a nossa Cármen Lúcia Antunes Rocha:
A ação afirmativa é um dos instrumentos possibilitadores da
superação do problema do não cidadão, daquele que não participa política e
democraticamente como lhe é na letra da lei fundamental assegurado, porque não
se lhe reconhecem os meios efetivos para se igualar com os demais. Cidadania
não combina com desigualdade. República não combina com preconceito. Democracia
não combina com discriminação. E, no entanto, no Brasil que se diz querer
republicano e democrático, o cidadão ainda é uma elite, pela multiplicidade de
preconceitos que subsistem, mesmo sob o manto fácil do silêncio branco com os
negros, da palavra gentil com as mulheres, da esmola superior com os pobres, da
frase lida para os analfabetos... Nesse cenário sócio-político e econômico, não
seria verdadeiramente democrática a leitura superficial e preconceituosa da Constituição,
nem seria verdadeiramente cidadão o leitor que não lhe rebuscasse a alma,
apregoando o discurso fácil dos igualados superiormente em nossa história feita
pelas mãos calejadas dos discriminados. É preciso ter sempre presentes essas
palavras. A correção das desigualdades mostra-se possível. Por isso, façamos o
que está ao nosso alcance, o que está previsto na Constituição Federal, porque,
na vida, não há espaço para arrependimento, para acomodação, para o misoneísmo,
que é a aversão, sem se querer perceber a origem, a tudo que é novo.
O que pode o Judiciário fazer nesse campo? Pode contribuir, e
muito, tal como a Suprema Corte dos Estados Unidos da América após a Segunda
Guerra Mundial. Até então, havia apenas a atuação do legislador. Percebeu
aquela Suprema Corte que precisava, realmente, sinalizar para a população, de
modo a que prevalecessem, na vida gregária, os valores básicos da Constituição
norte-americana. Com essa postura, presentes ações afirmativas, um negro chegou
à Presidência da República – Barack Obama.
Ante esse contexto,
cumprimentando o relator pelo voto condutor do julgamento – Ministro Ricardo
Lewandowski, entendo harmônica com a Carta Federal, com os direitos
fundamentais nela previstos, a adoção temporária e proporcional às
necessidades, do sistema de quotas para ingresso em universidades públicas,
considerados brancos e negros. Em síntese acompanho o relator no voto
proferido, julgando improcedente o pedido formulado na inicial".
STF e Cotas
O julgamento teve início na quarta-feira quando Ricardo Lewandowski, relator da ação do DEM contra o sistema de reserva de vagas da Universidade de Brasília (UnB), rejeitou o pedido do partido político e reconheceu a constitucionalidade do ingresso. O sistema da UnB prevê a destinação de 20% das vagas do vestibular a candidatos autodeclarados negros ou pardos. A universidade defendia que isso soluciona uma desigualdade histórica. O DEM, por sua vez, afirmava que o sistema fere o princípio da igualdade e ofende dispositivos que estabelecem o direito universal à educação.
Por volta das 19h, o ministro Celso de Mello deu início a sua fala, favorável ao modelo adotado desde 2004 pela Universidade de Brasília (UnB). Antes dele, Marco Aurélio considerou constitucional as cotas. Gilmar Mendes deu o sétimo voto favorável, mas disse que é necessária a revisão do modelo de cotas com uma ressalva ao voto do relator Ricardo Lewandowski.
O ministro Luiz Fux foi o primeiro a se pronunciar nesta quinta-feira. Elogiando o voto do relator feito ontem, Fux definiu que ações afirmativas ainda são necessárias em um País com desigualdades sociais tão grandes como o Brasil. "A opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes que se refletem no campo da escolaridade. A injustiça do sistema é absolutamente intolerável", disse.
Confusão
Quase ao final de seu voto, o ministro Fux foi interrompido por um índio que protestava dentro do plenário pela inclusão da etnia nas discussões sobre o sistema de cotas. Identificado como Araju Sepeti, o índio guarani de Mato Grosso chamou os ministro de racistas e urubus e foi retirado pelos seguranças da Corte.
Após a retomada da sessão, Fux disse que "a ansiedade é o mal da humanidade" e então citou o direito dos indígenas, conforme tinha pedido o índio retirado do plenário.
A ministra Rosa Weber, por sua vez, afirmou que não se pode dizer que os brancos em piores condições financeiras têm as mesmas dificuldades dos negros, porque nas esferas mais almejadas das sociedades a proporção de brancos é maior que de negros.
"A representatividade, na pirâmide social, não está equilibrada. Se os negros não chegam à universidade, por óbvio não compartilham com igualdade de condições das mesmas chances dos brancos. Se a quantidade de brancos e negros fosse equilibrada, seria plausível dizer que o fator cor é desimportante. A mim não parece razoável reduzir a desigualdade social brasileira ao critério econômico", disse a ministra.
Já na opinião da ministra Cármen Lúcia, que votou em seguida também a favor das cotas raciais, as ações afirmativas não são as melhores opções. "A melhor opção é ter uma sociedade na qual todo mundo seja livre para ser o que quiser. Isso é uma etapa, um processo, uma necessidade em uma sociedade onde isso não aconteceu naturalmente", disse Cármen Lúcia.
Discriminação enraizada
Após um intervalo de quase 40 minutos, Joaquim Barbosa, o único ministro negro da Corte Suprema, fez um voto que não chegou a 10 minutos. Barbosa acusou que a discriminação está tão enraizada na sociedade brasileira que as pessoas nem percebem.
"Aos esforços de uns em prol da concretização da igualdade que contraponham os interesses de outros na manutenção do status quo, é natural que as ações afirmativas sofram o influxo dessas forças contrapostas e atraiam resistência da parte daqueles que historicamente se beneficiam da discriminação de que são vítimas os grupos minoritários. Ações afirmativas têm como objetivo neutralizar os efeitos perversos da discriminação racial", disse Barbosa em seu voto.
O voto decisivo foi dado pelo ex-presidente da Corte, ministro Cezar Peluso. Interrompido por apartes dos ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, Peluso resumiu a questão ao afirmar que as cotas são necessárias à sociedade brasileira no atual momento, mas que devem ser analisada no futuro para verificar se ainda atingem o objetivo de inserir afrodescendentes em posições de mais destaque.
"Não posso deixar de concordar com o relator que a ideia é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado", votou o ministro.
Tribunal racial
O ministro Gilmar Mendes criticou o fato de as políticas de cotas da UnB adotarem exclusivamente o critério racial. Ele afirmou que a política pode ser aperfeiçoada e citou o exemplo do Prouni, programa de bolsas de estudo do governo federal, que, além da raça, leva em conta critérios sociais.
"A ideia de tribunal racial evoca a memória de coisas estranhas. Não é um modelo. Seria mais razoável adotar-se um critério objetivo de referência de índole sócio-econômica. Todos podemos imaginar as distorções eventualmente involuntárias e eventuais de caráter voluntário a partir desse tribunal que opera com quase nenhuma transparência. Se conferiu a um grupo de iluminados esse poder que ninguém quer ter de dizer quem é branco e quem é negro em uma sociedade altamente miscigenada", disse o ministro, lembrando do caso envolvendo dois gêmeos univitelinos, em que um entrou na UnB pelo sistema de cotas e o outro foi rejeitado.
Oitavo ministro a votar, Marco Aurélio Mello seguiu o mesmo raciocínio externado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Para ele, o sistema de cotas é essencial, desde que as políticas sejam temporárias. E é válida, principalmente, pelo que classificou como "neutralidade do Estado" em favor dos afrodescendentes.
"A neutralidade estatal mostrou-se nesses anos um grande fracasso. É necessário fomentar-se acesso à educação. Urge implementar programas voltados aos menos favorecidos", disse Marco Aurélio. O ministro Celso de Mello, decano da Corte, citou, em seu voto, convenções internacionais que estabelecem formas de se combater o preconceito e garantir condições de igualdade.
"As ações afirmativas são instrumentos compensatórios para concretizar o direito da pessoa de ter sua igualdade protegida contra práticas de discriminação étnico-racial. Uma sociedade que tolera práticas discriminatórias não pode qualificar-se como democrática", afirmou em seu voto.
O presidente do STF, ministro Ayres Britto, foi o último a votar. Também favorável ao sistema de cotas, Britto afirmou que os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte e é isto que está sendo feito.
"Aquele que sofre preconceito racial internaliza a ideia, inconscientemente, de que a sociedade o vê como desigual por baixo. E o preconceito, quando se generaliza e persiste no tempo, como é o caso do Brasil, por diversos séculos, vai fazer parte das relações sociais de bases que definem o caráter de uma sociedade", disse Ayres Britto.
STF julga ações sobre cotas e Prouni
Além das cotas raciais na UnB, o STF vai analisar duas ações que contestam a constitucionalidade da reserva de vagas por meio de cotas sociais e o perfil do estudante apto a receber bolsas do Prouni. A outra ação sobre cotas que aguarda julgamento foi ajuizada pelo estudante Giovane Pasqualito Fialho, reprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o curso de administração, embora tivesse alcançado pontuação superior à de outros candidatos. Os concorrentes que tiveram nota menor foram admitidos pelo sistema de reserva de vagas para alunos egressos das escolas públicas e negros.
Em relação ao Prouni, implementado a partir de 2005 com a concessão de bolsas de estudo em universidades privadas, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem) alega que a medida provisória que originou o programa não atende ao princípio constitucional da isonomia entre os cidadãos brasileiros.
Gustavo Gantois
Por volta das 19h, o ministro Celso de Mello deu início a sua fala, favorável ao modelo adotado desde 2004 pela Universidade de Brasília (UnB). Antes dele, Marco Aurélio considerou constitucional as cotas. Gilmar Mendes deu o sétimo voto favorável, mas disse que é necessária a revisão do modelo de cotas com uma ressalva ao voto do relator Ricardo Lewandowski.
O ministro Luiz Fux foi o primeiro a se pronunciar nesta quinta-feira. Elogiando o voto do relator feito ontem, Fux definiu que ações afirmativas ainda são necessárias em um País com desigualdades sociais tão grandes como o Brasil. "A opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes que se refletem no campo da escolaridade. A injustiça do sistema é absolutamente intolerável", disse.
Confusão
Quase ao final de seu voto, o ministro Fux foi interrompido por um índio que protestava dentro do plenário pela inclusão da etnia nas discussões sobre o sistema de cotas. Identificado como Araju Sepeti, o índio guarani de Mato Grosso chamou os ministro de racistas e urubus e foi retirado pelos seguranças da Corte.
Após a retomada da sessão, Fux disse que "a ansiedade é o mal da humanidade" e então citou o direito dos indígenas, conforme tinha pedido o índio retirado do plenário.
A ministra Rosa Weber, por sua vez, afirmou que não se pode dizer que os brancos em piores condições financeiras têm as mesmas dificuldades dos negros, porque nas esferas mais almejadas das sociedades a proporção de brancos é maior que de negros.
"A representatividade, na pirâmide social, não está equilibrada. Se os negros não chegam à universidade, por óbvio não compartilham com igualdade de condições das mesmas chances dos brancos. Se a quantidade de brancos e negros fosse equilibrada, seria plausível dizer que o fator cor é desimportante. A mim não parece razoável reduzir a desigualdade social brasileira ao critério econômico", disse a ministra.
Já na opinião da ministra Cármen Lúcia, que votou em seguida também a favor das cotas raciais, as ações afirmativas não são as melhores opções. "A melhor opção é ter uma sociedade na qual todo mundo seja livre para ser o que quiser. Isso é uma etapa, um processo, uma necessidade em uma sociedade onde isso não aconteceu naturalmente", disse Cármen Lúcia.
Discriminação enraizada
Após um intervalo de quase 40 minutos, Joaquim Barbosa, o único ministro negro da Corte Suprema, fez um voto que não chegou a 10 minutos. Barbosa acusou que a discriminação está tão enraizada na sociedade brasileira que as pessoas nem percebem.
"Aos esforços de uns em prol da concretização da igualdade que contraponham os interesses de outros na manutenção do status quo, é natural que as ações afirmativas sofram o influxo dessas forças contrapostas e atraiam resistência da parte daqueles que historicamente se beneficiam da discriminação de que são vítimas os grupos minoritários. Ações afirmativas têm como objetivo neutralizar os efeitos perversos da discriminação racial", disse Barbosa em seu voto.
O voto decisivo foi dado pelo ex-presidente da Corte, ministro Cezar Peluso. Interrompido por apartes dos ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, Peluso resumiu a questão ao afirmar que as cotas são necessárias à sociedade brasileira no atual momento, mas que devem ser analisada no futuro para verificar se ainda atingem o objetivo de inserir afrodescendentes em posições de mais destaque.
"Não posso deixar de concordar com o relator que a ideia é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado", votou o ministro.
Tribunal racial
O ministro Gilmar Mendes criticou o fato de as políticas de cotas da UnB adotarem exclusivamente o critério racial. Ele afirmou que a política pode ser aperfeiçoada e citou o exemplo do Prouni, programa de bolsas de estudo do governo federal, que, além da raça, leva em conta critérios sociais.
"A ideia de tribunal racial evoca a memória de coisas estranhas. Não é um modelo. Seria mais razoável adotar-se um critério objetivo de referência de índole sócio-econômica. Todos podemos imaginar as distorções eventualmente involuntárias e eventuais de caráter voluntário a partir desse tribunal que opera com quase nenhuma transparência. Se conferiu a um grupo de iluminados esse poder que ninguém quer ter de dizer quem é branco e quem é negro em uma sociedade altamente miscigenada", disse o ministro, lembrando do caso envolvendo dois gêmeos univitelinos, em que um entrou na UnB pelo sistema de cotas e o outro foi rejeitado.
Oitavo ministro a votar, Marco Aurélio Mello seguiu o mesmo raciocínio externado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Para ele, o sistema de cotas é essencial, desde que as políticas sejam temporárias. E é válida, principalmente, pelo que classificou como "neutralidade do Estado" em favor dos afrodescendentes.
"A neutralidade estatal mostrou-se nesses anos um grande fracasso. É necessário fomentar-se acesso à educação. Urge implementar programas voltados aos menos favorecidos", disse Marco Aurélio. O ministro Celso de Mello, decano da Corte, citou, em seu voto, convenções internacionais que estabelecem formas de se combater o preconceito e garantir condições de igualdade.
"As ações afirmativas são instrumentos compensatórios para concretizar o direito da pessoa de ter sua igualdade protegida contra práticas de discriminação étnico-racial. Uma sociedade que tolera práticas discriminatórias não pode qualificar-se como democrática", afirmou em seu voto.
O presidente do STF, ministro Ayres Britto, foi o último a votar. Também favorável ao sistema de cotas, Britto afirmou que os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte e é isto que está sendo feito.
"Aquele que sofre preconceito racial internaliza a ideia, inconscientemente, de que a sociedade o vê como desigual por baixo. E o preconceito, quando se generaliza e persiste no tempo, como é o caso do Brasil, por diversos séculos, vai fazer parte das relações sociais de bases que definem o caráter de uma sociedade", disse Ayres Britto.
STF julga ações sobre cotas e Prouni
Além das cotas raciais na UnB, o STF vai analisar duas ações que contestam a constitucionalidade da reserva de vagas por meio de cotas sociais e o perfil do estudante apto a receber bolsas do Prouni. A outra ação sobre cotas que aguarda julgamento foi ajuizada pelo estudante Giovane Pasqualito Fialho, reprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o curso de administração, embora tivesse alcançado pontuação superior à de outros candidatos. Os concorrentes que tiveram nota menor foram admitidos pelo sistema de reserva de vagas para alunos egressos das escolas públicas e negros.
Em relação ao Prouni, implementado a partir de 2005 com a concessão de bolsas de estudo em universidades privadas, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem) alega que a medida provisória que originou o programa não atende ao princípio constitucional da isonomia entre os cidadãos brasileiros.
Gustavo Gantois
Concurso Cultural - Apresentador Experience Day da Ruy
REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “APRESENTADOR EXPERIENCE DAY FACULDADE RUY BARBOSA”
1. OBJETIVO E PRAZO DO CONCURSO1.1 A ação “Apresentador Experience Day Faculdade Ruy Barbosa” é realizada pela Faculdade Ruy Barbosa, instituição de Ensino Superior, localizada no endereço Rua Theodomiro Baptista, 422 – Salvador, BA. A ação é aberta a todos os alunos matriculados na instituição citada.
1.2 O concurso cultural irá selecionar um ou mais alunos para participar como apresentadores do evento Experience Day. Os alunos deverão enviar um e-mail para: marketing@frb.edu.br, contendo um texto ou um link para vídeo, explicando “Porque eu devo ser o apresentador do Experience Day 2012?”
1.3 Serão contemplados um ou mais alunos da Faculdade Ruy Barbosa.
1.4 A ação terá início no dia 1º de maio de 2012, a partir das 0h, horário de Brasília, com prazo final até às 18h do dia 11 de maio de 2012, podendo ser prorrogada a critério da Faculdade.
2. CRITÉRIOS DA AÇÃO
2.1 Os vídeos deverão ser enviados por meio de links não listados para o email marketing@frb.edu.br. Um vídeo não listado é um tipo diferente de vídeo privado. Não listado significa que apenas pessoas que conhecem o link para o vídeo podem visualizá-lo (como amigos ou familiares para os quais você enviou o link). Um vídeo não listado não aparecerá em espaços públicos do YouTube (como resultados da pesquisa, seu canal ou a página de navegação). Um vídeo não listado difere de um vídeo privado das seguintes formas:
• Você não precisa de uma conta do YouTube para assistir ao vídeo (você pode ver um vídeo não listado se alguém enviar o link do vídeo para você)
• Não há limite de compartilhamento com 25 pessoas
Saiba mais clicando no site www.frb.edu.br
2.2 Os cinco melhores vídeos e/ou textos serão escolhidos pela equipe de Marketing da DeVry Brasil e serão selecionados para a segunda etapa do concurso, na qual ocorrerá uma entrevista em locais e horários a serem definidos pela equipe de Marketing da Faculdade Ruy Barbosa, não cabendo nenhum tipo de reclamação ou recurso.
2.3 Não serão aceitos depoimentos que contenham frases que insultem a imagem de alunos, instituição ou seres de qualquer natureza, assim como frases que contenham palavras de baixo calão.
2.4 Os vídeos podem ser utilizados pela Faculdade Ruy Barbosa por tempo indeterminado em ações e divulgações.
3. RESULTADO DO CONCURSO
3.1 A equipe de marketing estabelecerá contato com os ganhadores no final da ação para combinar as atividades desenvolvidas no evento.
3.2 O resultado será divulgado no Twitter, Facebook e site da Faculdade.
4. DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1 A Faculdade Ruy Barbosa se reserva ao direito de não selecionar nenhum dos candidatos, caso estes não preencham os requisitos necessários.
4.3 Os casos não previstos neste regulamento serão discutidos, analisados e julgados pela equipe de Marketing da DeVry Brasil segundo sua gravidade e relevância.
Gerência de Marketing DeVry Brasil
Decisão do STF a favor das cotas étnicas nas Universidades
O movimento negro brasileiro luta há décadas pela adoção de políticas de inclusão e conseguiu, na quinta-feira uma importante vitória no Superior Tribunal Federal (STF). A suprema corte decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais nas universidades brasileiras estão em conformidade com a Constituição.
Ainda antes da decisão, a Unegro (União de Negros Pela Igualdade), instituição fundada em 1988 em Salvador, Bahia, havia pedido ao STF que julgasse de maneira a corrigir a omissão do Estado ao longo dos anos. "O papel assumido pelo Estado brasileiro ao longo da história nacional foi o de tratar igualmente os desiguais, ignorando a imensa dívida social a ser resgatada" dizia carta da instituição.
Segundo o diretor nacional de comunicação da Unegro, Alexandre Braga, cerca de 180 instituições de ensino adotam alguma medida de inclusão para negros, mulheres, indígenas ou pessoas de baixa renda. "Depois dessa decisão do STF, vamos cobrar mais investimentos públicos na educação básica e na capacitação dos estudantes", declarou Braga à DW Brasil.
A Educafro, entidade que promove a inclusão educacional de negros, também celebrou o resultado. Para o fundador e coordenador da instituição, frei Davi, o próximo passo é ampliar o número de universidade que adotam medidas inclusivas. "É impossível fazer política pública sem considerar a especificidade do povo negro", disse.
A representação das Nações Unidas no Brasil também se manifestou a favor da adoção de políticas inclusivas. Em carta divulgada nesta quinta-feira, a ONU lembrou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), divulgados em 2009, segundo os quais cerca de 70% da população considerada pobre é negra, enquanto entre os 10% mais ricos, apenas 24% são negros.
"O Sistema das Nações Unidas no Brasil reconhece os esforços do Estado e da sociedade brasileiros no combate às desigualdades e na implementação de políticas afirmativas para a consecução da igualdade de fato, consolidando, assim, o alcance dos objetivos de desenvolvimento do País", diz a carta.
A decisão
A reserva de vagas para negros e pardos em universidades federais não fere a Constituição brasileira e, segundo o STF, poderá ser aplicada em todo o ensino público. A corte anunciou a decisão unânime na noite desta quinta-feira, após dois dias de julgamento.
O ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, declarou em seu voto que, apesar de a Constituição Brasileira dizer que todos são iguais perante a lei, há, ainda hoje, uma desigualdade na prática. Ele lembrou que o número reduzido de negros que exercem cargos de destaque é resultado do que chamou de "discriminação histórica" sofrida por esse grupo. Ações como o sistema de cotas nas universidades seriam, segundo ele, uma forma de compensar essa desigualdade.
A reserva de cotas faz parte das chamadas ações afirmativas que, para o relator, "são uma forma de compensar essa discriminação culturalmente arraigada, não raro praticada de forma inconsciente, e à sombra de um Estado complacente". O ministro ressaltou, entretanto, que essas medidas afirmativas não devem ter duração indefinida, mas devem ser adotadas durante o tempo necessário para corrigir as disparidades.
O sistema de cotas foi adotado pela primeira vez, em 2004, na Universidade de Brasília. Hoje, 20% das vagas oferecidas pela Universidade são reservadas para as pessoas que se inscrevem no programa de cotas e que preenchem os requisitos. Além de ser negro ou mestiço, o candidato precisa alcançar notas mínimas nas provas de admissão. Depois de aprovado, o aluno "cotista" recebe apoio para evitar a desistência.
Longa discussão
Na Universidade de Brasília (UnB), a medida foi adotado após cinco anos de debates e muitas críticas. O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB, Nelson Inocêncio, acompanhou as discussões desde o início e declarou, em entrevista à DW Brasil, que vários professores, na época, consideravam o problema da raça uma questão menos importante do que a pobreza, por exemplo.
"Ainda tem muito essa coisa no Brasil de achar que o grande problema social é a pobreza. Eu não tenho a menor dúvida de que a pobreza é um problema terrível, mas, lamentavelmente, aliados à pobreza há outros fatores de exclusão. Se você é pobre, você é excluído. Se você é pobre e negro, sofre uma dupla exclusão", analisou.
Para ele, estimular a presença de negros e pardos no ambiente universitário traz vários benefícios. Um deles seria a possibilidade de repensar as estruturas dos cursos e o conteúdo que é passado aos estudantes. Na visão do coordenador, os programas dos cursos são muito eurocêntricos. "Não podemos conhecer o Brasil apenas pelo legado deixado pelos povos europeus. Só podemos conhecer o Brasil aprendendo os legados deixados por todos os povos que construíram essa nação."
Na UnB, além da cota para negros, há também um acordo firmado em 2004 com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para o ingresso de dez indígenas por semestre.
Questionamento legal
A questão das cotas para estudantes negros foi discutida no STF porque o DEM alegou que a Universidade de Brasília estava ferindo vários pontos da Constituição com a medida, como o direito universal à educação. Além disso, o partido questionou a possibilidade de se estabelecerem padrões objetivos para identificar quem pertence ao grupo de mestiços, por exemplo.
A advogada do DEM, Roberta Kaufmann, alegou, durante o julgamento, que a adoção de cotas podem trazer mais danos do que benefícios. Segundo ela, "se você não tem um critério preciso para definir, no Brasil, quem é o pardo e quem é o moreno, as consequências da implementação desta medida por meio de lei que vão criar categorias raciais no Brasil podem ser mais desastrosas do que os eventuais bônus que a política pode ocasionar". Segundo ela, há o risco de surgir um sentimento de culturas segregadas, em oposição a um sentimento de cultura nacional.
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5742968-EI8266,00-Movimento+negro+festeja+decisao+do+STF+a+favor+das+cotas.html
Ainda antes da decisão, a Unegro (União de Negros Pela Igualdade), instituição fundada em 1988 em Salvador, Bahia, havia pedido ao STF que julgasse de maneira a corrigir a omissão do Estado ao longo dos anos. "O papel assumido pelo Estado brasileiro ao longo da história nacional foi o de tratar igualmente os desiguais, ignorando a imensa dívida social a ser resgatada" dizia carta da instituição.
Segundo o diretor nacional de comunicação da Unegro, Alexandre Braga, cerca de 180 instituições de ensino adotam alguma medida de inclusão para negros, mulheres, indígenas ou pessoas de baixa renda. "Depois dessa decisão do STF, vamos cobrar mais investimentos públicos na educação básica e na capacitação dos estudantes", declarou Braga à DW Brasil.
A Educafro, entidade que promove a inclusão educacional de negros, também celebrou o resultado. Para o fundador e coordenador da instituição, frei Davi, o próximo passo é ampliar o número de universidade que adotam medidas inclusivas. "É impossível fazer política pública sem considerar a especificidade do povo negro", disse.
A representação das Nações Unidas no Brasil também se manifestou a favor da adoção de políticas inclusivas. Em carta divulgada nesta quinta-feira, a ONU lembrou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), divulgados em 2009, segundo os quais cerca de 70% da população considerada pobre é negra, enquanto entre os 10% mais ricos, apenas 24% são negros.
"O Sistema das Nações Unidas no Brasil reconhece os esforços do Estado e da sociedade brasileiros no combate às desigualdades e na implementação de políticas afirmativas para a consecução da igualdade de fato, consolidando, assim, o alcance dos objetivos de desenvolvimento do País", diz a carta.
A decisão
A reserva de vagas para negros e pardos em universidades federais não fere a Constituição brasileira e, segundo o STF, poderá ser aplicada em todo o ensino público. A corte anunciou a decisão unânime na noite desta quinta-feira, após dois dias de julgamento.
O ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, declarou em seu voto que, apesar de a Constituição Brasileira dizer que todos são iguais perante a lei, há, ainda hoje, uma desigualdade na prática. Ele lembrou que o número reduzido de negros que exercem cargos de destaque é resultado do que chamou de "discriminação histórica" sofrida por esse grupo. Ações como o sistema de cotas nas universidades seriam, segundo ele, uma forma de compensar essa desigualdade.
A reserva de cotas faz parte das chamadas ações afirmativas que, para o relator, "são uma forma de compensar essa discriminação culturalmente arraigada, não raro praticada de forma inconsciente, e à sombra de um Estado complacente". O ministro ressaltou, entretanto, que essas medidas afirmativas não devem ter duração indefinida, mas devem ser adotadas durante o tempo necessário para corrigir as disparidades.
O sistema de cotas foi adotado pela primeira vez, em 2004, na Universidade de Brasília. Hoje, 20% das vagas oferecidas pela Universidade são reservadas para as pessoas que se inscrevem no programa de cotas e que preenchem os requisitos. Além de ser negro ou mestiço, o candidato precisa alcançar notas mínimas nas provas de admissão. Depois de aprovado, o aluno "cotista" recebe apoio para evitar a desistência.
Longa discussão
Na Universidade de Brasília (UnB), a medida foi adotado após cinco anos de debates e muitas críticas. O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB, Nelson Inocêncio, acompanhou as discussões desde o início e declarou, em entrevista à DW Brasil, que vários professores, na época, consideravam o problema da raça uma questão menos importante do que a pobreza, por exemplo.
"Ainda tem muito essa coisa no Brasil de achar que o grande problema social é a pobreza. Eu não tenho a menor dúvida de que a pobreza é um problema terrível, mas, lamentavelmente, aliados à pobreza há outros fatores de exclusão. Se você é pobre, você é excluído. Se você é pobre e negro, sofre uma dupla exclusão", analisou.
Para ele, estimular a presença de negros e pardos no ambiente universitário traz vários benefícios. Um deles seria a possibilidade de repensar as estruturas dos cursos e o conteúdo que é passado aos estudantes. Na visão do coordenador, os programas dos cursos são muito eurocêntricos. "Não podemos conhecer o Brasil apenas pelo legado deixado pelos povos europeus. Só podemos conhecer o Brasil aprendendo os legados deixados por todos os povos que construíram essa nação."
Na UnB, além da cota para negros, há também um acordo firmado em 2004 com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para o ingresso de dez indígenas por semestre.
Questionamento legal
A questão das cotas para estudantes negros foi discutida no STF porque o DEM alegou que a Universidade de Brasília estava ferindo vários pontos da Constituição com a medida, como o direito universal à educação. Além disso, o partido questionou a possibilidade de se estabelecerem padrões objetivos para identificar quem pertence ao grupo de mestiços, por exemplo.
A advogada do DEM, Roberta Kaufmann, alegou, durante o julgamento, que a adoção de cotas podem trazer mais danos do que benefícios. Segundo ela, "se você não tem um critério preciso para definir, no Brasil, quem é o pardo e quem é o moreno, as consequências da implementação desta medida por meio de lei que vão criar categorias raciais no Brasil podem ser mais desastrosas do que os eventuais bônus que a política pode ocasionar". Segundo ela, há o risco de surgir um sentimento de culturas segregadas, em oposição a um sentimento de cultura nacional.
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5742968-EI8266,00-Movimento+negro+festeja+decisao+do+STF+a+favor+das+cotas.html
sexta-feira
Desigualdades
"Não é suprimindo as palavras conde ou barão que se igualam os homens ; mas educando os ignorantes e melhorando as condições econômicas das classes menos privilegiadas, é que se pode fazer desaparecer grande parte das desigualdades muito injustas." Mantegazza
Etiqueta na advocacia
10 dicas valiosas para qualquer advogado:
Ser advogado de empresa parece fácil, mas não é. Cliente interno é um desafio em vários sentidos, além de entenderem de assuntos que o advogado não domina. Tratar de advogado para advogado é moleza. Mas se fosse necessário resumir o que é necessário para ser um bom advogado interno, diria o seguinte: "conheça muito bem o negócio da sua empresa e tenha um escritório bom como seu parceiro".
Se você respeitar estas duas regrinhas será meio caminho andado para o sucesso. A primeira é fácil e só depende de você. A segunda, entretanto, está cada vez mais difícil. Empresa pequena, média, grande, não há Jurídico que esteja completamente satisfeito com os serviços prestados pelos escritórios (se você estiver, por favor, me mande o telefone deles!).
E em tese não deveríamos ter esta dificuldade, afinal de contas, a prestação de serviços é o core business do escritório, não é mesmo? Seria a mesma coisa que a Nestlé fazer chocolate ruim ou a Embraer fazer avião sem segurança. Não dá.
Então por que cada dia está mais difícil encontrar um parceiro estratégico? Será porque os escritórios não conhecem a realidade dos advogados internos?
Para tentar ajudá-los nesta missão, aqui vão os 10 erros mais comuns que os escritórios de advocacia cometem:
1. Chegar atrasado é um clássico. Todo mundo sabe que não pode, mas continua acontecendo. Não adianta colocar a culpa no trânsito, na portaria demorada, no estacionamento cheio. Na maioria das vezes é imperdoável, ainda mais quando pessoas de outras áreas também foram convocadas para a reunião. Aí temos que ficar inventando desculpas até o consultor chegar e a credibilidade dele foi para o ralo antes do começo da reunião. Quando ele começar a falar, ninguém mais presta atenção.2. Por mais incrível que pareça, não enviar a fatura de honorários de forma adequada é um dos erros mais comuns. Nós temos um budget que precisamos gerenciar com cuidado e os atrasos das faturas prejudicam todo o planejamento. Às vezes chegamos a receber a cobrança mais de quatro meses depois que o serviço foi prestado. Quando muda o ano então, piorou tudo! Vai explicar a despesa de 2011 no ano de 2012. Cansa só de pensar.3. Não retornar as ligações ou os e-mails e não posicionar o cliente sobre o andamento do assunto é outro erro gritante. Vai demorar, tudo bem, mas precisamos estar cientes do quanto. Nós, advogados internos, normalmente consultamos os escritórios para suporte ao business e precisamos de uma previsão sobre o tempo de resposta. Ter de ficar fazendo follow up com escritório externo é uma preocupação que definitivamente não deveríamos ter.4. Outro erro é não deixar clara a sistemática de cobrança – quantidade de horas que será utilizada para determinado trabalho, valor de cada hora etc. Nada como um “isto é simples, então não se preocupe que não cobraremos nada” ao final da ligação. Ou então um “acho que vou utilizar umas duas horas para realizar esta pesquisa, tudo bem?” Novamente, o planejamento do budget é muito importante e não podemos receber uma cobrança de honorários inesperada no valor da nossa previsão de gastos para o mês.5. A rotina de um departamento jurídico é muito dinâmica e nossos maiores clientes internos são pessoas de negócios, finanças, marketing, etc. Quando precisamos de uma consultoria, não há necessidade de enviar um parecer para sustentação de uma tese no STF. Deixem isto para os nossos recursos, caso eventualmente tenhamos mesmo de chegar ao STF. Aqui a regra do “quanto mais, melhor” não vale. Questões pontuais do dia-a-dia precisam ser respondidas de forma clara, direta e objetiva.6. Falta de pró-atividade. Você conhece o negócio do seu cliente? Sabe quais leis estão sendo publicadas que podem afetar o negócio? E quais decisões dos tribunais podem trazer um impacto, seja no campo regulatório, trabalhista ou de responsabilidade em geral? Esperamos este tipo de atitude em nossos escritórios parceiros. Os que fazem isto (e são poucos) com certeza possuem um diferencial.7. Dizer que o sócio pessoalmente gostaria de apresentar o escritório e no dia enviar um advogado que não entende o negócio da empresa, não sabe como o escritório pode apoiar o Jurídico e não consegue responder qualquer pergunta que não seja da sua área de atuação é pedir para não ser contratado. Também não vale mandar cinco advogados de uma vez, um de cada área. Vai parecer um interrogatório e não uma reunião de apresentação.8. Que os relatórios de auditoria são chatos todo mundo sabe. Mas padronizá-los a ponto de não atender as solicitações dos clientes ou ainda, enviar informações desatualizadas, não dá. Muitas vezes precisamos de alguma informação adicional e é impossível fazer com que o escritório customize o relatório para atender ao nosso pedido. Vai no padrão mesmo. E a gente que fique feliz. Depois temos que ficar ligando, confirmando o que foi reportado e perdendo tempo. Isto quando não recebemos informações equivocadas, valores não atualizados, percentuais de êxito que não correspondem à situação do processo. ... Por exemplo, não é o valor da causa para fins de custas que deve ser considerado para fins de provisão e sim o valor que efetivamente poderá ser desembolsado pelo cliente. Parece óbvio, não? Mas não é o que acontece. Nada como um relatório inteligente para suportar nossas discussões com o Diretor Financeiro.9. Tratar o cliente com arrogância ou impaciência é imperdoável. Não é porque você é filho do ministro, porque o seu escritório patrocina o Eike Batista ou porque você está conversando com o estagiário da área que não deve tratar o cliente com gentileza. Cliente é cliente.10. Nem precisamos dizer, mas é bom reforçar. É muito importante apresentar um trabalho de qualidade. Contratos mal analisados, sem observância às regras da empresa, pareceres sem matrizes de risco, recomendações considerando somente a fiel leitura da lei e não o que acontece na prática podem manchar a imagem de qualquer escritório. As informações repassadas por vocês, muitas vezes, são utilizadas como base para a prestação de serviços do Jurídico às demais áreas da empresa. E se o Jurídico perder, vocês perdem também. E ninguém quer ter a imagem abalada porque o escritório não foi diligente, certo? Cuidado nunca é demais.
E se ao final deste texto você tiver se identificado com alguns destes "deslizes" e estiver disposto a rever a sua estratégia para melhorar os serviços prestados, parabéns. Tenho certeza que em breve o seu escritório estará cheio de ligações de advogados de empresas querendo contratá-lo!
__________
*Juliana Marques Kakimoto é gerente jurídica regional da Givaudan do Brasil Ltda. e faz parte do grupo Jurídico de Saias
Waldir Pires palestrará sobre "Ética Profissional na Política"
Palestra com Waldir Pires acontece dia 2 de maio, na Ruy
No dia 2 de maio, a Ruy recebe o Dr. Waldir Pires para ministrar a palestra “Ética Profissional na Política". Na biografia de Waldir Pires, destaca-se sua atuação como Secretário de Estado, Consultor-Geral da República, Ministro da Previdência, Governador da Bahia, Deputado Federal, Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da Bahia, Ministro da Defesa.A palestra acontece das 9h às 11h, no Teatro da Faculdade Ruy Barbosa. Todos os alunos são convidados. A atividade vale pontos PEX.
Atividade para o dia 30/04/2012 da Disciplia Hermenêutica Jurídica
Data da atividade: 30 de abril de 2012
Instrução Programada 01: Fichamento da obra "Crítica à dogmática e Hermenêutica Jurídica", de Plauto Faraco de Azevedo. 4ª reimpressão. Sergio Antonio Fabris editor. 1989
"Aproveito a ocasião para jurar que jamais fiz um poema ou verso ininteligível para me fingir de profundo sob a especiosa capa de hermetismo. Só não fui claro quando não pude..." Manuel Bandeira (Itinerário de Pasárgada)
Discutir os principais pontos da obra "Crítica à Dogmática e Hermenêutica Jurídica", de Plauto Faraco de Azevedo.
1. Correlação existente entre concepção de direito, ensino jurídico e interpretação.
2. Interpretação e contexto histórico-social - a "atividade estimativa" inerente à função judicial
3. Limitação positivista e a cisão do discurso jurídico reflexos na concepção do direito e no processo hermenêutico - o positivismo tecnocrático e a morte da cultura jurídica.
4. A interpretação e a ideia do direito – a complementaridade das diferentes perspectivas de investigação jurídica – Teoria Geral do Direito, Dogmática Jurídica, Filosofia e Sociologia Jurídicas.
5. O problema da lei injusta e a necessidade delimites à decisão contra legem.
6. O Ato Institucional nº5, de 13/12/1968, e a ordem constitucional brasileira – hermenêutica formal e material
7. A mensagem formalista do normativismo jurídico – depuração e autolimitação da Ciência Jurídica – Impossibilidade de uma concepção totalizadora do direito.
Apontamentos de Aula de Hermenêutica Jurídica
Aula de Hermenêutica Jurídica – Prof. Ezilda Melo
Tema: Hermenêutica e Sistema Jurídico
Tópicos especiais de Hermenêutica e Interpretação do Direito
1. Hermenêutica, integração do direito e o problema das lacunas jurídicas
Integração de lacunas do sistema jurídico
Duas correntes: sistema jurídico fechado (completo) - principal argumento: “tudo o que não está juridicamente proibido, está juridicamente permitido”.
Sistema jurídico aberto (incompleto) - depende da atuação do magistrado.O Direito é um fenômeno histórico-cultural e o legislador não tem como prever e regular a totalidade das relações jurídicas.
Quais os tipos de lacunas existentes?
A – Normativas: configuram-se toda vez que inexiste norma regulando expressamente um dado campo da interação social, como sucede com o comércio eletrônico no Brasil, ainda carente de uma regulação.
B – Fáticas: ocorrem quando as normas jurídicas deixam de ser cumpridas pelos agentes da realidade social. Exemplo: descumprimento da legislação municipal que exige que o cliente não aguarde mais do que 15 minutos nas filas bancárias.
C – Valorativas: verificam-se quando a norma jurídica vigente não é valorada como justa, não estando em conformidade com os valores socialmente aceitos. Exemplo: o que sucede com a legislação tributária, por ser considerada excessivamente onerosa para o contribuinte.
O sistema jurídico é lacunoso, mas oferece mecanismos para preencher as lacunas. São os chamados instrumentos de integração do Direito:
A – Analogia: é a aplicação de uma norma jurídica que regula um determinado caso concreto à outra situação fática semelhante.
B – Costumes: são fontes do Direito e apresentam-se como elementos de integração da lei, especialmente quando a norma legal expressamente autorize.
C – Os princípios gerais do Direito: são diretrizes éticas, implícitas ou expressas na legislação, que apontam para a realização dos valores e finalidade maiores da ordem jurídica, potencializando a tomada de decisões mais justas. Ex.: aplicação do princípio da insignificância no Direito Penal e da proibição do enriquecimento sem causa no Direito Civil.
D – Equidade: consiste na aplicação prudente pelo julgador do seu sentimento de justiça.
Tema: Hermenêutica e Sistema Jurídico
Tópicos especiais de Hermenêutica e Interpretação do Direito
1. Hermenêutica, integração do direito e o problema das lacunas jurídicas
Integração de lacunas do sistema jurídico
Duas correntes: sistema jurídico fechado (completo) - principal argumento: “tudo o que não está juridicamente proibido, está juridicamente permitido”.
Sistema jurídico aberto (incompleto) - depende da atuação do magistrado.O Direito é um fenômeno histórico-cultural e o legislador não tem como prever e regular a totalidade das relações jurídicas.
Quais os tipos de lacunas existentes?
A – Normativas: configuram-se toda vez que inexiste norma regulando expressamente um dado campo da interação social, como sucede com o comércio eletrônico no Brasil, ainda carente de uma regulação.
B – Fáticas: ocorrem quando as normas jurídicas deixam de ser cumpridas pelos agentes da realidade social. Exemplo: descumprimento da legislação municipal que exige que o cliente não aguarde mais do que 15 minutos nas filas bancárias.
C – Valorativas: verificam-se quando a norma jurídica vigente não é valorada como justa, não estando em conformidade com os valores socialmente aceitos. Exemplo: o que sucede com a legislação tributária, por ser considerada excessivamente onerosa para o contribuinte.
O sistema jurídico é lacunoso, mas oferece mecanismos para preencher as lacunas. São os chamados instrumentos de integração do Direito:
A – Analogia: é a aplicação de uma norma jurídica que regula um determinado caso concreto à outra situação fática semelhante.
B – Costumes: são fontes do Direito e apresentam-se como elementos de integração da lei, especialmente quando a norma legal expressamente autorize.
C – Os princípios gerais do Direito: são diretrizes éticas, implícitas ou expressas na legislação, que apontam para a realização dos valores e finalidade maiores da ordem jurídica, potencializando a tomada de decisões mais justas. Ex.: aplicação do princípio da insignificância no Direito Penal e da proibição do enriquecimento sem causa no Direito Civil.
D – Equidade: consiste na aplicação prudente pelo julgador do seu sentimento de justiça.
Erros
"Assim como lançando uma pedra em um grande poço se faz um círculo na água, e dele procede outro maior, e este maior faz outro mais estendido, após o qual vem outro, e outros cada vez maiores quase em infinito, assim de um erro nasce outro, e este traz outro consigo maior, após o qual vem outros cada vez maiores quase em infinito se lhe não atalham logo ao princípio."
Fr. Heitor Pinto
Fr. Heitor Pinto
Cotas - Decisão do STF
O Plenário do STF julgou improcedente a ADPF 186, ajuizada pelo DEM contra as cotas étnico-raciais da UnB. Por unanimidade, o Supremo considerou constitucional a política da universidade sobre o tema. Apenas o ministro Dias Toffoli se declarou impedido e não participou do julgamento.
Os ministros seguiram o voto do ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, em que afirmou que as políticas de ação afirmativa adotadas pela UnB estabelecem um ambiente acadêmico plural e diversificado, com o objetivo de superar distorções sociais historicamente consolidadas.
O ministro Luiz Fux, que iniciou a votação na sessão de ontem, sustentou que a CF/88 impõe uma reparação de danos pretéritos do país em relação aos negros, com base no artigo 3º, inciso I. Para ele, a implantação de política de cotas raciais cumpre dever constitucional do Estado com a responsabilidade com a educação, assegurando "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um". Após manifestante interromper julgamento, o ministro finalizou seu voto afirmando que "a Suprema Corte tem adotado, em relação à definição de raça, a postura de não defender esta ou aquela, mas sim a de defender "a raça humana"".
No voto seguinte, a ministra Rosa da Rosa julgou o pedido do DEM totalmente improcedente. "Com todo o respeito, do fundo minha alma, pelas compreensões em contrário, entendo que os princípios constitucionais apontados como violados (no pedido do DEM) são justamente os postulados que levam à total improcedência da ação", afirmou. Para ela, seria plausível dizer que o fator cor é desimportante apenas "Se a quantidade de brancos e negros pobres fosse aproximada". Rosa da Rosa defendeu que o Estado deve "adentrar no mundo das relações sociais e corrigir a desigualdade concreta para que a igualdade formal volte a ter o seu papel benéfico".
O sistema de cotas da UnB também foi considerado perfeitamente compatível com a CF/88 pela ministra Cármen Lúcia. Ela salientou que as políticas compensatórias devem ser acompanhadas de outras medidas para não reforçar o preconceito, uma vez que "As ações afirmativas não são a melhor opção, mas são uma etapa”. Cármen Lúcia salientou que "O melhor seria que todos fossem iguais e livres". Ela frisou que as ações afirmativas fazem parte da responsabilidade social e estatal para que se cumpra o princípio da igualdade.
Em seu voto, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que o voto de Lewandowski praticamente esgotou o tema em debate. Para JB, as ações afirmativas como políticas públicas fazem com que a igualdade deixe de ser "simplesmente um princípio jurídico a ser respeitado por todos, e passa a ser um objetivo constitucional a ser alcançado pelo Estado e pela sociedade". Ele ressaltou, porém, que "não se deve perder de vista o fato de que a história universal não registra, na era contemporânea, nenhum exemplo de nação que tenha se erguido de uma condição periférica à condição de potência econômica e política, digna de respeito na cena política internacional, mantendo, no plano doméstico, uma política de exclusão em relação a uma parcela expressiva da sua população".
Na sequência da votação, o ministro Cezar Peluso afirmou que é fato histórico incontroverso o déficit educacional e cultural dos negros, em razão de barreiras institucionais de acesso às fontes da educação. De acordo com ele, existe "um dever, não apenas ético, mas também jurídico, da sociedade e do Estado perante tamanha desigualdade, à luz dos objetivos fundamentais da Constituição e da República, por conta do artigo 3º da Constituição Federal".
O ministro Gilmar Mendes acompanhou argumento usado por grande parte dos ministros e afirmou que o reduzido número de negros nas universidades é resultado de um processo histórico, decorrente do modelo escravocrata de desenvolvimento, e da baixa qualidade da escola pública, somados à "dificuldade quase lotérica" de acesso à universidade por meio do vestibular. Ele destacou que "A própria Constituição preconiza medidas de assistência social como política de compensação".
No oitavo voto pela total improcedência da ADPF 186, o ministro Marco Aurélio declarou que a ação afirmativa evidencia o conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Ele defendeu uma correção de desigualdades e argumentou que "Só existe a supremacia da Carta [CF/88] quando, à luz desse diploma, vingar a igualdade". Leia aqui a íntegra do voto.
O ministro Celso de Mello sustentou que as ações afirmativas não devem se limitar à reserva de vagas nas universidades pública. Para ele, "As políticas públicas podem se valer de outros meios, mas temos que considerar a autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal". O ministro ponderou que "O desafio não é apenas a mera proclamação formal de reconhecer o compromisso em matéria dos direitos básicos da pessoa humana, mas a efetivação concreta no plano das realizações materiais dos encargos assumidos".
No último voto contrário à ADPF 186, o presidente do STF, ministro Ayres Britto, iniciou pronunciamento adiantando que acompanhava o relator. Britto enfatizou a distinção entre cotas sociais e cotas raciais a partir do preâmbulo da CF/88, que fala em assegurar o bem estar e na promoção de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. Ele ressaltou que "Não basta proteger, é preciso promover as vítimas de perseguições e humilhações ignominiosas". O presidente da Corte Suprema reafirmou a necessidade de políticas públicas diferenciadas que reforcem outras políticas públicas e permitam às pessoas transitar em todos os espaços sociais – "escola, família, empresa, igreja, repartição pública e, por desdobramento, condomínio, clube, sindicato, partido, shopping centers" – em igualdade de condições, com o mesmo respeito e desembaraço.
Processo relacionado: ADPF 186
quarta-feira
Exercício sobre Norma Jurídica
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito
Professora: Ezilda Melo
Alunos:
2ª Unidade
Norma Jurídica: são
padrões de conduta impostos coercitivamente pelo Estado, para que seja possível
a convivência dos homens em sociedade. É a conduta exigida ou o modelo imposto
de organização social.
A Estrutura da Norma
Jurídica é composta por 3 elementos: a afirmação do Direito (o que a norma
manda); a hipótese (a circunstância de ocorrer aquilo previsto pela norma); a
sanção (o castigo que deve ser aplicado a quem desobedecer ao determinado na
afirmação do Direito).
Verifique a estrutura
da norma nos seguintes artigos legais:
Art.
1.254 do Código Civil: Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno próprio
com sementes, plantas ou materiais alheios, adquire a propriedade destes; mas
fica obrigado a pagar-lhes o valor, além de responder por perdas e danos, se
agiu de má-fé.
Afirmação de
Direito:__________________________________________________________
Hipótese:____________________________________________________________________
Sanção:____________________________________________________________________
Art. 121
do Código Penal - Matar alguém: Pena
- reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.
Afirmação de Direito:__________________________________________________________
Hipótese:____________________________________________________________________
Sanção:____________________________________________________________________
Classificação das Normas Jurídicas.
1) A norma contida no art. 489 do Código Civil estabelece: “Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço”. Classifique essa norma jurídica quanto ao critério da sanção e JUSTIFIQUE sua resposta.
Prevê
o artigo 195 da Constituição da República que: “A seguridade social será
financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei,
mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
(...)”. Classifique essa norma jurídica quanto ao critério da aplicabilidade e
estabeleça a diferença entre as normas jurídicas auto-aplicáveis, dependentes
de complementação e as dependentes de regulamentação.
Leia
atentamente o texto a seguir e após responda ao que se pede.
“De acordo com a lógica de funcionamento do Estado de Direito, no momento em que uma norma se torna jurídica qualquer que tenha sido sua origem remota (e.g.: a religião, a moral ou a economia) seu cumprimento passa a ser obrigatório para todos – inclusive para o Poder Público – o que requer um aparato estatal capaz de impor essa obediência, direta ou indiretamente, caso ela não seja obtida de forma voluntária”. (BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais – O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana – Rio de Janeiro: Renovar, 2002, p. 33).
O
trecho acima cuida de algumas características da norma jurídica. Identifique-as
e explique-as.
Assinale
a afirmativa correta e justifique sua opção
No filme Náufrago, Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal
Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências.
Porém, em uma de suas costumeiras viagens, ocorre um acidente, que o deixa
preso em uma ilha completamente deserta,
por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera
no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto
emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar à civilização. Nessa situação, em que Chuck vive sozinho na ilha, não
importava o surgimento do fenômeno jurídico (o direito), uma vez que o Direito
pressupõe:
(a) espontaneidade; b) incoercibilidade; c) alteridade; d) unilateralidade; e) interioridade
segunda-feira
quinta-feira
Novas regras para o menor infrator
Entrará em vigor em 90 dias a Lei 12.594/12, sancionada no último dia 18/04/2012, que institui o Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A norma reúne princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e para programas de atendimento ao adolescente infrator.
Ao instituir o Sinase, a nova lei define as competências dos entes federativos, os planos de atendimento nas respectivas esferas de governo, os diferentes regimes dos programas de atendimento, o acompanhamento e a avaliação das medidas, a responsabilização dos gestores e as fontes de financiamento.
Trata ainda da execução das medidas socioeducativas, abrangendo os procedimentos gerais e os atendimentos individuais, a atenção integral à saúde do adolescente em atendimento, os regimes disciplinares e a oferta de capacitação para o trabalho.
A lei recomenda a individualização do plano de execução das ações corretivas, levando em conta as peculiaridades de cada adolescente, como o registro de doenças, deficiências e dependência química. Uma das inovações que a nova lei introduz é a de que o adolescente internado terá direito à visita íntima, desde que ele comprove união estável ou seja casado. Outra previsão é a de que filhos, até 5 anos, de jovens infratores terão atendimento garantido em creches e pré-escolas.
Vetos
A presidente Dilma Rousseff vetou sete pontos do projeto aprovado pelo Congresso, entre os quais dois dispositivos que previam a possibilidade de tratamento de adolescentes com deficiência mental ou problemas de dependência de álcool e drogas na rede privada, custeado pelo poder público. Também foi vetado artigo que determinava que as unidades destinadas à internação feminina deveriam dispor de infraestrutura para atendimento de emergência a adolescentes grávidas, em trabalho de parto ou convalescentes. Em ambos os casos, a presidente argumentou que o SUS oferece a estrutura necessária para o atendimento aos menores infratores.
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