SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO
CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE RUY BARBOSA
2015.2/2016.1
Em conformidade ao Regulamento do Programa de Iniciação Científica e
Tecnológica – PICT (www.frb.edu.br), o Diretor Geral do Campus Rio Vermelho e
Pituba da Faculdade Ruy Barbosa, Cristiano Aguiar, no uso de suas
atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a
seleção de estudantes dos cursos de Graduação – Bacharelado e Tecnológico para 15
vagas no PICT.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1
As
inscrições serão realizadas no Núcleo de Apoio ao Aluno – NAA, em horário
regular de funcionamento do departamento (7h30min às 21h30min de segunda a
sexta e 8h às 12h aos sábados) mediante apresentação de cópias impressas dos
documentos listados no item 1.3, até às 21h30min de 29 de maio de 2015.
1.2
Poderá inscrever-se o aluno que atenda às seguintes
condições:
a)
Estar
regularmente matriculado(a) e cursando o período letivo 2015.1 em qualquer um
dos cursos de Graduação - Bacharelado ou Tecnológico - oferecidos pela
Faculdade Ruy Barbosa – Campus Rio Vermelho e Pituba, e estar cursando do segundo
ao antepenúltimo semestre;
b) Apresentar
toda a documentação exigida neste Edital;
c) Não receber
bolsa de órgão de fomento à pesquisa ou da Faculdade Ruy Barbosa. Podendo
participar da seleção alunos que tenham desconto governamental (FIES/PROUNI);
d) Atestar
disponibilidade de dedicar no mínimo 20 horas semanais ao PICT;
e) Não
desenvolver outra atividade, como monitoria, estágio ou trabalho, com ou sem
remuneração.
1.3
Para
formalizar a inscrição faz-se necessária a apresentação dos seguintes documentos:
a) Ficha de
inscrição devidamente preenchida (APÊNDICE A).
b) Comprovante
de Matrícula em 2015.1.
c) Histórico
escolar atualizado, a ser impresso a partir do Portal ACADEMUS.
d) Declaração
formal de conhecimento do conteúdo do Regulamento do PICT e deste Edital.
e) Declaração de
disponibilidade de, no mínimo 20 horas semanais, para o desenvolvimento do trabalho
apresentado para apreciação da Comissão de Seleção deste Programa, e de não ser
beneficiado por outra modalidade de bolsa de fomento à pesquisa (APÊNDICE B).
e) Projeto de
pesquisa, estruturado conforme APÊNDICE C deste edital.
d) Termo de
Aceite do(a) orientador(a) (APÊNDICE D).
2.
DO
INCENTIVO
2.1 - Os bolsistas
selecionados receberão bolsa no valor de 380,00 (trezentos e oitenta reais) no
período de vigência do Programa.
3. DA SELEÇÃO
3.1 O processo
de seleção, de natureza classificatória, será realizado por Comissão específica,
composta pela Coordenadora de Pesquisa da Faculdade Ruy Barbosa, pelo Professor
Orientador responsável pela Linha de Pesquisa e por Professor de Metodologia.
3.2 O processo
de seleção abrange as seguintes etapas:
1ª Etapa – Inscrição: entrega da documentação exigida, e observada às condições
constantes nesse Edital, no período de 08 de maio a 29 de maio de 2015.
Não
será aceito qualquer documento exigido neste Edital após o prazo estipulado
para inscrição no processo seletivo, ficando dessa forma, desclassificado o
candidato que não entregar em tempo hábil a documentação exigida.
2ª Etapa – Classificatória: A classificação
de candidatos será baseada na análise da documentação por eles apresentada. O(a)
candidato(a) receberá pontos pelo mérito científico de seu projeto, expresso
por sua relevância e qualidades técnicas. A atribuição de pontos será orientada
pelo Barema constante no APÊNDICE E. A classificação dos inscritos nesta etapa será
divulgada em 06 de junho de 2015.
Os
candidatos classificados na etapa anterior serão convocados para entrevista,
que ocorrerão entre os dias 08 a 19 de junho de 2015. Data, horário e local das
entrevistas serão divulgados no site da Instituição e enviados para os e-mails
dos candidatos inscritos.
Serão
automaticamente excluídos do processo de avaliação os alunos inscritos que não
atendam às exigências constantes deste Edital.
3ª Etapa – Seletiva: O desempenho do candidato na
entrevista resultará em pontos atribuídos segundo critérios previstos no Barema
constante no APÊNDICE E que serão somados aos pontos acumulados pelos
candidatos na segunda etapa deste processo seletivo.
Serão selecionados como bolsistas do PICT os quinze
estudantes com maior pontuação total auferida até esta etapa, um para cada
linha de pesquisa.
Havendo empate entre candidatos, o coeficiente de
rendimento será utilizado como critério de desempate.
A divulgação do
resultado ocorrerá ate o dia 26 de junho de 2015, por meio do site:
www.frb.edu.br e no Portal Academus.
3.3. Caso ocorra
incompatibilidade de horário, ou o não cumprimento das atribuições pelo aluno,
haverá a substituição deste, de acordo com a classificação final, sendo
necessária a assinatura do termo de desligamento.
4. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
4.1 Para efeito
de ordenação do processo classificatório serão utilizados, sucessivamente, os
seguintes critérios:
a)
Melhor conceito obtido no projeto de pesquisa;
b) Desempenho na
entrevista;
c)
Viabilidade da execução do projeto.
5. DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
5.1 Do Bolsista
a)
Dedicar
20h semanais ao trabalho aprovado pelo PICT, sendo, pelo menos uma hora
dedicada a encontro semanal com o (a) orientador.
b) Fazer constar nas publicações e trabalhos apresentados referência a sua
condição de bolsista do PICT-RUY;
c) Apresentar à
Coordenação do PICT resultados atualizados parciais e finais do seu trabalho em
relatórios previamente aprovados por seu (sua) orientador (a), respectivamente
em 30/01/2016 e 31/08/2016;
d) Submeter artigo que apresente e análise os resultados do projeto de
investigação a uma das revistas da DeVry Brasil, em até seis meses após a
finalização da bolsa;
e) Apresentar os resultados alcançados na Mostra de Pesquisa em Ciência e
Tecnologia promovida pela Instituição;
f) Ter no mínimo uma reunião semanal com seu orientador;
g) Devolver a Instituição em valores atualizados, o valor corresponde aos
incentivos mensais recebidos desde o início da vigência de sua bolsa ou no
intervalo indicado por seu (sua) orientador (a), caso descumpra as
responsabilidades assumidas como bolsista do PICT;
h)
Permitir/autorizar a Instituição a divulgação e
publicação de seu trabalho científico em qualquer evento de natureza acadêmica,
tais como Congressos, Seminários ou Revistas especializadas, tanto externa como
interna, referenciando a autoria, salvaguardados aspectos éticos e autorais;
i)
Atestar
ao(à) orientador (a) e Coordenação do PICT submissão do seu trabalho para
apresentação em evento científico local, regional ou nacional externo à
instituição à qual está vinculado como estudante, antes da conclusão de sua
bolsa;
5.2 Do Orientador
a) Orientar o(s) bolsista(s) em todas as fases do trabalho de iniciação
científica, incluindo a elaboração dos relatórios e de material para
apresentação dos resultados na Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia.
b) Adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações
especiais de caráter ético ou legal, necessárias à execução das atividades
envolvidas no trabalho de iniciação científica do(s) bolsista(s);
c) Ter no mínimo uma hora de reunião semanal com o(s) bolsista(s).
d) Apresentar à Coordenação do PICT relatório
mensal resumindo o desempenho do(s) bolsista(s) e as atividades de supervisão no período (APÊNDICE F);
e) Apresentar avaliação parcial e final do desempenho do(s) bolsista(s) no
período previsto para apresentação de resultados parciais e finais.
f) Notificar a Coordenação do PICT na
eventualidade de descumprimento de responsabilidades pelo(s)
bolsista(s) e, quando necessário, formalizar pedido justificado de suspensão de
bolsa do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica.
g) Preencher e entregar assinado o formulário de
acompanhamento das atividades dos alunos (APÊNDICE D). A entrega do referido
formulário deverá ser feita até o dia 10 de cada mês à Coordenação do PICT.
5.3 Da Instituição
a) Divulgar junto aos orientadores suas atribuições e responsabilidades que
constam neste Edital;
b) Acompanhar e organizar as atividades dos bolsistas na Mostra de Pesquisa
em Ciência e Tecnologia, realizada anualmente;
c) Apoiar materialmente as atividades dos bolsistas, desde que disponha dos
recursos necessários e que a solicitação de apoio tenha sido formalizada e
previamente aprovada pelo(a) orientador (a) e coordenação envolvida.
6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
6.1 O trabalho dos bolsistas será acompanhado pela Coordenação do PICT por meio dos formulários mensais de acompanhamento enviados pelos orientadores
e pelos relatórios parcial e final apresentados
pelos bolsistas.
a) Relatório Parcial – Encaminhado ao final do primeiro semestre vigente do Programa para a coordenação
do PICT. A não entrega do relatório parcial, neste período, acarretará cancelamento
da bolsa e o aluno terá que devolver à Instituição os valores recebidos.
b) Relatório Final – Encaminhado
até 30 dias após o término de vigência do Programa.
c) Formulário de acompanhamento das atividades dos alunos (APÊNDICE D) - a ser
entregue pelo orientador até o dia dez de cada mês à Coordenação do PICT. A não
entrega do formulário representa o não cumprimento pelo aluno das 20 horas
disponíveis constantes neste edital e implicará no desligamento do mesmo e a
devolução a Instituição do valor recebido.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1
Os projetos apresentados deverão ser individuais, com apenas um(a) professor(a)
orientador(a) e inscritos para as seguintes Linhas de Pesquisa, já aprovadas
pelas Coordenações Acadêmicas dos Cursos:
Psicologia
1.Violência, Depressão e Suicídio – Vanessa Vasques
2. Psicologia e Trabalho – Telma Mascarenhas
3. Avaliação Psicológica e Psicometria – Fernanda Landeiro
Cursos de Tecnologia e Computação:
1. Modelagem Computacional do Conhecimento - Prof. Angela Reis
2. Inovação Sistemática - Prof. Mario Cezar
Administração
1. Planejamento da Capacidade de Instalação Portuária – Prof.
Ademar Nogueira do Nascimento
Direito
1. Direito e Memória – Dra. Maria Helena Franca das Neves
2. Famílias Contemporâneas: Interfaces e Conexões - Teresa Cristina
Ferreira de Oliveira
3. Teorias da Justiça e Democracia: dimensões políticas do acesso à
justiça - Homero Chiaraba
4. Direito e Novas Tecnologias – Mateus Abreu
5. O novo Código de Processo Civil no Processo do Trabalho: em
busca de uma unidade sistêmica - Guilherme Levien Grillo
Arquitetura:
1. Cultura, Memória e Patrimônio – Nelson Damasceno
Gastronomia:
1. Novas Tendências da Gastronomia Brasileira - Larissa Costa
Engenharia de Produção:
1. A Engenharia de Produção no Século XXI - Prof. Geraldo
Anton
Para todas as áreas:
1. A transdisciplinaridade nas ciências - Prof. Ezilda Melo
7.2
Dos resultados classificatórios publicados cabe recurso ao Diretor Geral, no
prazo de três dias contados da data de sua publicação. Expirado o prazo sem
recurso, os resultados serão homologados por ato do Diretor Geral.
7.3
Uma vez aprovado no processo de seleção, o aluno assinará os Termos de
Compromisso e Outorga.
7.4
As atividades serão iniciadas em 03.08.2015 e finalizadas em 30.07.2015.
7.5
O cronograma deste Edital está apresentado no Apêndice C.
7.6
Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Geral.
Salvador-BA, 08 de Maio de 2015.
________________________________
Cristiano
Aguiar
Diretor–
Campus Rio Vermelho e Paralela
Faculdade
Ruy Barbosa
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