segunda-feira

Projetos Contanto e Recontando Ruy Barbosa e Célebres Juristas Baianos


Os Projetos de Pesquisa “Contando e Recontando Ruy Barbosa” e “Célebres Juristas Baianos” dá os seus primeiros passos de amadurecimento e reconhecimento científico, com a projeção do evento 1º Colóquio Memorial da Cultura Jurídica na Bahia – Pensamento Político de Juristas Baianos do Século XX, aprovado e financiado pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia) na faixa de  Editais 2012 – Eventos Científicos, destacando as memórias de Ruy Barbosa e Orlando Gomes, com base nos acervos jurídico-históricos existentes tanto na Casa Museu Ruy Barbosa, quanto na Fundação Memorial Orlando Gomes.
O evento dá notícia do programa de estudos desenvolvido pela Casa Museu Ruy Barbosa sob a coordenação dos professores Ezilda Melo, Maria Helena Franca Neves,  Ricardo Viana e Flávia Gomes e tem por finalidade a investigação e divulgação dos acervos político-jurídicos de Ruy Barbosa e Orlando Gomes, com vistas a fundamentar o mapeamento histórico em torno da temática célebres juristas baianos.
O foco deste evento apoiado pela FAPESB, pela Faculdade Ruy Barbosa, pela Associação Baiana de Imprensa, pela Fundação Orlando Gomes,  constitui-se de oficinas e propostas de painéis audio-visuais e\ou fotográficos que objetivam dinamizar questões temáticas relativas às biografias e documentações pertinentes aos juristas pesquisados.
Os estudantes do Curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa – Victor Hugo Costa, Bruno Santana, Newton Araujo de Lemos e Wendel Machado engajados nos Projetos “Contando e Recontando Ruy Barbosa” e “Célebres Juristas Baianos” têm participação ativa no 1º Colóquio Memorial da Cultura Jurídica na Bahia – Pensamento Político de Juristas Baianos do Século XX, que será realizado nos dias 15 a 18 de outubro próximo, com palestras, comunicações e exposições de painéis na Casa Museu Ruy Barbosa, na Fundação Memorial Orlando Gomes, Auditório Raul Chaves e Faculdade Ruy Barbosa. Em breve divulgaremos a programação completa e o regulamento para inscrição de trabalhos.

I Colóquio Memorial da Cultura Jurídica na Bahia
Pensamento Político de Juristas Baianos do Século XX
15 a 18 de outubro
Salvador - Bahia

Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicações no I Colóquio Memorial da Cultura Jurídica na Bahia – “Pensamento Político de Juristas Baianos do século XX”. Poderão se inscrever professores, discentes, pesquisadores da área de Ciência Jurídica, Filosofia, Ciências Sociais, História e Museologia. Os interessados devem observar as regras do regulamento em anexo.


REGULAMENTO – COMUNICAÇÕES

Estão abertas as inscrições para participantes no I Colóquio Memorial da Cultura Jurídica na Bahia – Pensamento Político de Juristas Baianos do século XX. Poderão se inscrever professores, discentes, pesquisadores da área de Ciência Jurídica, Filosofia, Ciências Sociais, História e Museologia.
Normas para apresentação de Comunicações
1. As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas pela internet através do e-mail (comissão@mail.com) com o preenchimento da Ficha (anexo) no período de 14/09/2012 a 08/10/2012;
2. As propostas de comunicação deverão estar fundadas em, ao menos, um dos eixos temáticos abaixo indicados e incluirão:

a. Título, autor, instituição, referências bibliográficas, conforme as normas da ABNT .
b. Resumo em português de até 500 caracteres, contabilizando os espaços.
c. O documento deve ser enviado em arquivo anexo no formato doc ou similar (solicitamos converter docx para doc), com um mínimo de 10 e máximo de 15 laudas, já computando a bibliografia utilizada. A fonte deve ser Times New Roman; o tamanho12, o espaço entre linhas 1,5 e margens 2,5 cm.
3. As comunicações aprovadas pela Comissão Científica, serão divulgadas juntamente com a ordem e o local de apresentação no dia 10/10/2012 no site www.frb.edu.br e nas redes sociais.
4. Tempo de apresentação: 20 minutos;

Debate: 15 minutos.
Eixos temáticos
1. A contribuição de juristas baianos do século XX;
2. A dimensão filosófica e sociológica do Direito na Bahia do século XX;
3. A cultura jurídica sintonizada com os sujeitos sociais contemporâneos;
4. Rábulas, Mediação e Arbitragem Jurídica;
5. A formação do profissional do Direito: OAB e cursos preparatórios;
6. O acervo histórico e a memória museológica jurídica.

Informações adicionais
As palestras e comunicações apresentadas serão publicadas nos anais do evento;
Será emitido certificado de participação.

Programação:

15 - outubro - Abertura - Auditório da ABI - 16h
16 - outubro - Auditório da Faculdade Ruy Barbosa -  a partir das 10h30 - Palestras e apresentação de painéis e apresentação de documentários. Dia dedicado à memória de juristas baianos.
17 - outubro - 14 h - Fundação Orlando Gomes - Homenagem a Orlando Gomes - palestras e exibição de documentário.
18 - outubro - 14h - Museu Casa de Ruy Barbosa - Oficina e Palestra - Encerramento

COMISSÃO CIENTÍFICA
comissão@mail.com
www.facebook.com/coloquiomemorial

Informações:  www.frb.edu.br
                     www.facebook.com/coloquiomemorial                  




PÚBLICO-ALVO DA PEÇA
Comunidade Jurídica da Bahia.


DETALHES A SEREM CONSIDERADOS
Adicionar os anexos (Regulamento e Ficha de Inscrição)


FICHA DE INSCRIÇÃO - COMUNICAÇÕES



Nome:

Instituição:

Curso:

E-mail:

Título da Comunicação:

Eixo Temático:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: