quarta-feira

Mostra de livros raros no Pelô

Acabei de ler sobre essa mostra no site do IPAC:

http://www.ipac.ba.gov.br/site/conteudo/publicidade/index.php?codPublicidade=1652

"Além das edificações de importância arquitetônico-histórica e ruas coloniais, a temporada de verão 2012 no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS), oferece outras atrações como a exposição Obras Raras do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) aberta gratuitamente para o público até final deste mês (janeiro).

Localizada no Solar Ferrão – originário do século XVII e tombado como monumento nacional – que fica na Rua Gregório de Mattos, a mostra está instalada na biblioteca do IPAC que detém obras raras como a Notícia geral da capitania da Bahia de 1759 e A restauração da cidade do Salvador de 1847. Almanak da Bahia de Antonio Borges dos Reis de 1903, e o Tombo do Mosteiro de São Bento de 1945, são outras raridades.

Há ainda a edição fac-similar Salvador: Beneditina de 1951, e Os presidentes da província da Bahia 1824-1888, de Arnold Wildberger em 1949. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h. Publicações dos séculos XVIII, XIX e XX que marcam a história da Bahia são as atrações.

O IPAC colocou o nome de Manuel Querino na biblioteca para homenagear esse intelectual e pesquisador negro e baiano que deixou importantes registros da cultura de matriz africana como o livro Costumes Africanos no Brasil, entre outras contribuições, explica a subgerente de Documentação e Memória do IPAC, Graça Lobo, setor ao qual está vinculada a biblioteca. Considerada a mais bem aparelhada biblioteca do Pelourinho, a Manuel Querino tem climatização própria para publicações antigas, computadores e ambientes para pesquisadores e estudantes.

Temos livros que se destacam pelo seu valor histórico, cultural, monetário, e até mesmo por estarem esgotados, explica a diretora da biblioteca, Sheila Ventura. Ela diz que o critério de ‘obra rara’ vai desde o histórico e cultural do livro até a presença de ilustrações produzidas artesanalmente, os materiais utilizados para a confecção do suporte na impressão, como tipo de papel, emprego de pedras ou materiais preciosos na encadernação.

O acervo da biblioteca do IPAC é especializado em História da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte, artesanato e sociologia, com 13 mil exemplares de livros, 300 títulos de periódicos e cerca de 80 livros antigos, solicitados até por especialistas de outros estados do Brasil. Dentre as raridades se destacam o livro Memória do Estado da Bahia de autoria de Vicente Vianna editado em 1893 e documentos do século XVIII.

Para Sheila Ventura, a exposição, além de dar ao público oportunidade de conhecer acervo do Estado, difunde princípios como preservação, diálogo público, valorização do indivíduo e ancestralidade. Ela explica que a mostra é uma das ações comemorativas dos 45 anos de fundação do IPAC, cuja programação só acabará em setembro de 2012.

Mais informações através do telefone (71) 3117.6384 ou pelo endereço eletrônico
biblioteca@ipac.ba.gov.br. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h. O acervo é disponibilizado apenas para consulta. Outros dados do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br ou www.cultura.com.br.

Serviço:

Exposição Obras Raras - até 31 de janeiro de 2012

Local: Centro Cultural Solar Ferrão - Rua Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho.

Visita à exposição: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

Informações: (71) 3117.6384 - Classificação: Livre - Entrada Franca

FOTOS anexas e no Flickr/SecultBA:
http://www.flickr.com/photos/secultba/6473115125/

Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 06.01.2011 - Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731-2641 – Texto-base: estagiária Taiane Barros - Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673,
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br - Facebook: IPAC BAHIA  - Twitter: @ipac_ba"

Ainda não vi. Com certeza, verei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: