sexta-feira

Balangandan Café no Museu Carlos Costa Pinto

Da segunda vez que fui à exposição "O Mundo de Osmundo", terminamos a visita no Balandangan Café, no terraço silencioso atrás do Museu. Dá para ouvir o canto de pássaros e ficar à sombra de uma centenária e frondosa mangueira. Era a tarde do dia 29 de dezembro, um dia antes da viagem das férias, levei meu marido a tiracolo, depois de uma tarde de compromissos burocráticos.


No cardápio do Café, tem a explicação do que é a palavra "balangandan", que é de origem onomatopéica, por reproduzir os sons dos objetos. Os balangandans, provavelmente, surgiram na Bahia. Suas peças são reunidas por um simbolismo comum e nasceram da necessidade das crioulas e negras se protegerem com amuletos, o que é usual ainda hoje.

http://www.anpap.org.br/boletins/2009/images/boletim2/figura_4.jpg

O formato do cardápio muito nos agradou. Dividia-se da seguinte forma:

1. Do Café
2. Do Chá
3. Da Bebida
4. Do Sal
5. Do Açúcar

Entre os vários chás, de frutas e flores, de maçã com canela, de morango, espumante de mate gelado, decidi pelo de laranja com especiarias. Não me arrependi. Servido em lindo bule e xícara de porcelana, inebriou nossa tarde com um aroma maravilhoso. Completei o chá da tarde com uma torta quente (muito quente) de amêndoas e pêra, essa delicadamente cortada em finas tiras, com sorvete de creme (muito gelado) e calda de café. Um dos melhores doces da minha vida, simplesmente.




L. escolheu um espresso - escrito expresso no cardápio - e bolo de queijo e goiabada cascão. Provei e também estava maravilhoso.As duas palavras estão corretas, mas como nosso país admite estrangeirismos na língua, um verdadeiro espresso é com "s". Especialmente, se a cafeteira for italiana.


O lugar é delicioso e há uma infinidade de delícias a serem contemplatadas e algumas degustadas.

A Veja também indica.

http://www.museucostapinto.com.br/balangandan_cafe.asp
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2490, Vitória - Salvador - Bahia - Brasil
Cep: 40080-001 / Tel: (71) 3336.6081 | Fax (71) 3336.2702
 
O Museu funciona de segunda-feira a sábado, das 14:30h às 19:00h, exceto terça-feira,
quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: