sexta-feira

Prova de Direito Penal I



PROVA DE DIREITO PENAL I
1. Analise as assertivas abaixo como Verdadeiras ou Falsas:
1. (  ) O Direito Penal tem uma tripla função: diminuição da violência, diminuição da violência do Estado, preservação dos direitos e garantias individuais.
2. (  )  Direito Penal nos povos primitivos se baseava no critério da vingança , de acordo com o ius taliones, advindo do Código de Hamurabi.
3. (   ) No Direito Penal romano os crimes perdem paulatinamente o caráter privado e a pena adquire caráter eminentemente público.
 4. (  ) No Direito Penal do Período Moderno a pena passa a se preocupar com a recuperação do condenado/pecador. A privação da liberdade passa a ser a principal espécie de pena – purificação/expiação do criminosos/pecador.
 5. (  ) O Direito Penal do Período Medieval, com imenso poder do soberano, há descontrole e ilegitimidade das punições.
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     VVVFF
b)     VFVFV
c)     FVFVF
d)     VFFFV
e)     FFFFV
2. Analise as assertivas abaixo como Verdadeiras ou Falsas:
I. (  ) No Período humanista há busca de alternativas racionais para a imposição da pena.
II. (  ) A partir do renascimento divide-se em escolas e não em períodos.
III. (  ) A Escola Positiva é inspirada no racionalismo iluminista. Sua palavra-chave é livre-arbítrio.
IV. (  ) A Escola clássica busca respostas exatas para os problemas da criminalidade. Dividindo-se da seguinte forma: determinismo biológico de Lombroso: características corporais identificariam um criminoso; determinismo de Ferri: determinismo geográfico, do meio; determinismo de Garófalo: combina as ideias dos anteriores – responsabilidade social do sujeito.
V. (   ) A Escola Eclética não combina conceitos da escola clássica e da escola positiva.
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     VVVFF
b)     VFVFV
c)     FVFVF
d)     VFFFV
e)     VVFFF
3.  Analise as assertivas abaixo como Verdadeiras ou Falsas:
I. (  ) Na Escola correcionalista  há compreensão do crime como ente abstrato.
II. (   ) Na Escola técnico-jurídica ou escola neo-clássica se percebe o desvio ético do criminoso.
III. (  ) A Escola funcionalista busca abolir o direito penal em prol de um direito de defesa social, que busca adaptar o indivíduo à ordem social.
IV. (  ) A Escola de defesa social  busca justificar todos os institutos a partir de suas funções político-criminais.
V. (  ) Movimentos de política criminal: movimento de lei e ordem (acha que direitos humanos aumentou a impunidade; querem mais rigor); direito penal do inimigo (faz indagações como: quem é o inimigo e quem é o cidadão?); garantismo penal (a pena é necessária a partir de sua função principal de evitar violência); abolicionismo penal (apregoa o fim do direito penal).
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     VVVFF
b)     FFFFV
c)     FVFVF
d)     VFFFV
e)     VVFFF
4.   Analise as assertivas abaixo como Verdadeiras ou Falsas:
I. (  ) Relações entre criminologia, política criminal e Direito Penal pode ser identificada da seguinte forma: Criminologia: tem como objeto a coleta e a análise de dados sobre o crime, o criminoso, a vítima e as formas de controle social; Política criminal: busca traçar estratégias e criar opções para a utilização de instrumentos penais como forma de redução da violência. Direito Penal: tem como objeto o estudo da lei penal.
 II. (  ) As fontes do Direito Penal podem ser divididas em: Materiais, as que são de produção e são de competência da União – art. 22, I – CF; as Formais – de conhecimento – imediatas (a lei em sentido estrito) e mediatas (os costumes e princípios gerais do direito). Não criam crime, mas ajudam na interpretação.
 III. (  )  Classificação das normas penais: incriminadoras são as que descrevem crime e cominam pena;  e as não incriminadoras são aquelas que podem ser permissivas e explicativas ou finais.
IV. (  ) Direito Penal Objetivo é o conjunto de regras penais postas e no direito penal subjetivo  o poder do Estado de criar normas e a possibilidade de, a partir delas, impor penas, ou a ainda, o chamado ius puniendi.
V. (  ) Sobre o  PRINCÍPIO DA LESIVIDADE (OU OFENSIVIDADE) , pode-se dizer  exige que do fato praticado ocorra lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado.
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     VVVFF
b)     VFVFV
c)     VVVVV
d)     VFFFV
e)     VVFFF
5. Sobre os princípios, analise como Corretas ou Erradas as assertivas abaixo:
 (  ) PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO MÍNIMA: O Direito Penal só deve preocupar-se com os bens mais importantes e necessários à vida em sociedade.  A intervenção do Estao na esfera dos direitos do cidadão deve ser sempre a mínima possível, com o intuito de permitir seu livre desenvolvimento.
 (  ) PRINCÍPIO DA CULPABILIDADE: não há crime sem culpa ou dolo. Veda a possibilidade do reconhecimento da responsabilidade objetiva em direito penal; a pena não pode ser maior que a reprovabilidade do sujeito pelo fato praticado, o que impede que o Estado instrumentalize o sujeito buscando exemplo para prevenir novos crimes.
( ) PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA PRINCÍPIO DA HUMANIDADE DAS PENAS: salvo exceção constitucional em tempo de guerra declarada, não é possível a aplicação da pena de morte, e não é possível, por vedação constitucional, a aplicação das penas cruéis, trabalhos forçados e banimento, por atentatórias à dignidade da pessoa humana.
(  ) PRINCÍPIO DA PESSOALIDADE OU PERSONALIDADE DA PENA: a pena não pode passar da pessoa do condenado.
(  ) PRINCÍPIO DA HUMANIDADE DAS PENAS: é a concretização da isonomia, visto que implica no tratamento diferenciado a situações e pessoas diferentes , na medida das respectivas diferenças.
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     CCCCE
b)     CCCEE
c)     ECECE
d)     CCECE
e)     CCEEC

6. Verifique as assertivas abaixo:
I – (  ) Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.
II – (  )  Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 
III – (  ) Sobre a lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.  
 IV – (  ) Sobre o Tempo do crime: considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
V – (  ) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.  É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado
VI – (  ) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; contra a administração pública, por quem está a seu serviço; de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; II - os crimes:   que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir;  praticados por brasileiro; praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados.
Em seguida, marque a alternativa correta:
a)     VFVFFF
b)     FVFVFF
c)     VVVVVV
d)     FFFFFF
e)     Nenhuma das respostas anteriores.
       
 7. Marque a alternativa incorreta:
a) A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
b) A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas consequências, pode ser homologada no Brasil para: obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis e sujeitá-lo a medida de segurança. A homologação da sentença estrangeira depende: de pedido da parte interessada ou da existência de tratado de extradição com o país de cuja autoridade judiciária emanou a sentença, ou, na falta de tratado, de requisição do Ministro da Justiça.
c) Na contagem de prazo, em material penal, o dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.
d) As leis de vigência temporária são sempre ultra-ativas, ou seja, sempre irradiam efeitos mesmo após o final do prazo de sua vigência.  O tempo do crime é o marco que servirá para descobrir a lei aplicável ao caso concreto.  No Brasil, de acordo com o art. 4° do Código Penal, é adotada a teoria da atividade. A teoria que o Brasil adota para o lugar do crime é a teoria da ubiquidade, pois podem ocorrem os chamados crimes à distância , em que a conduta ocorre em um país e o resultado em outro.
e) Extraterritorialidade é a aplicação da lei brasileira ao crime cometido dentro do território nacional. A extraterritorialidade pode ser incondicionada e condicionada.
8. Leia o que se segue e marque a alternativa correta:
a) A antijuridicidade é a adequação da conduta com a norma;
b) A tipicidade é o juízo de reprovação sobre o autor da conduta;
c) A culpabilidade é o juízo de reprovação da conduta;
d) Para que haja tipicidade conglobante é necessário que a conduta seja antinormativa, isto é, proibida a priori pelo ordenamento jurídico.
e) Todos os incriminadores são, a princípio, culposos.
9. Marque a infração penal que admite tentativa:
a) crimes unissubsistentes;
b) crimes culposos;
c) crimes de mera conduta dolosos e subsistentes;
d) crimes habituais e contravenções penais;
e) crimes de atentado.
10. Leia o que se segue e em seguida marque a alternativa incorreta:
a) O crime impossível é também chamado de tentativa inidônea ou quase-crime;
b) O crime impossível por inidoneidade absoluta do meio é quando o meio escolhido não tem qualquer possibilidade razoável de lesar o bem jurídico;
c) O crime impor propriedade absoluta do objeto é quando o objeto material não reveste o bem jurídico protegido pela norma penal;
d) O crime impossível por obra do agente provocador, também chamado de delito de ensaio, é quando o agente estatal estimula o mecanismo causal do fato após ter tomado as providências que tornam impossível a consumação;
e) Há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação.




Gabarito:
1 – A  - falsas: 4 e 5 inverte os períodos
2  -  E - inverte conceito de III e IV. Na V coloca a palavra “não”
3 –  B-  inverteu os conceitos do I com II e do III com IV.
4 – C – todas corretas
5 – D - trocou a “III” pela “V”
6 – C – todas são corretas
7 – E – fora do território nacional
8 – D
9 – C –
10 – E – não há crime – súmula 145 do STF –



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: