Esse plano foi elaborado por mim para trabalhar o assunto "Artes visuais como documento histórico". as referências foram escolhidas a dedo com muito carinho.
Plano
de Aula
Ponto
04: Artes Visuais como documento histórico
1. Objetivos:
1.1. Objetivo Geral
Compreender o
processo social como dinâmico e com múltiplas dimensões, neste sentido possibilitar
à História que tome como fonte as formas de produção de sentido a partir do
estudo das imagens.
1.2. Objetivos Específicos
Refletir sobre a
importância da interligação das artes visuais ao texto escrito para o trabalho
historiográfico e para o Ensino de História.
Expor sobre a
importância das artes visuais como fontes de representações sociais e
culturais.
Analisar alguns
conceitos importantes para a compreensão de documento histórico, imagem e obra
de arte.
Verificar a relação entre arte, estética
e sociedade.
Mostrar alguns exemplos
de artes visuais, a partir da pintura, fotografia e aquarela, como vetores para
a investigação de aspectos relevantes na organização, funcionamento e
transformação de uma sociedade .
2. Conteúdo Programático:
2.1. O que é arte? O que é arte visual?
2.2. As fontes visuais e sua importância
para o trabalho do historiador.
2.3. A Origem da obra de arte, a arte da
vida e o conceito de obra aberta e de estética.
2.3. O desafio de
fazer história com imagens.
2.4. Fontes visuais,
história visual e alguns trabalhos que utilizaram essas fontes.
2.5. Pintura,
fotografia e aquarela – exemplos de fontes visuais como documento histórico.
3. Procedimentos didáticos e recursos:
Metodologicamente,
optou-se por aula expositiva e uso do quadro e piloto para anotação de
considerações importantes a respeito da temática. Utilizar-se-á algumas
pinturas, fotografia e aquarela como demonstração de que existe a dialética
permanente entre documentos e problemática histórica.
4. Avaliação
Proposta
de Avaliação: Artes visuais como documentos históricos
As imagens
representam uma perspectiva do artista no momento da sua criação, assim como
nas imagens trabalhadas demonstram um olhar sobre a situação a ser representada
na obra de arte.
01)
Descreva
a imagem falando sobre personagens, vestuários e cenário.
02)
Quais
os elementos da imagem que representam a rede de sociabilidade entre os
personagens apresentados?
03)
Quais os elementos das imagens que permitem
relacionar as imagens ao contexto histórico?
RUGENDAS, Johann Moritz.
1835
DEBRET,
Jean Baptiste, 1827
DEBRET,
Jean Baptiste. 1827
PRAZERES, Heitor dos. 1959.
VERGER,
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