terça-feira

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Inscrições abertas para o PICT 2013

A Faculdade Ruy Barbosa (FRB) lançou o edital e está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Cietífica e Tecnologia (PICT), nos campi Rio Vermelho e Pituba.
Ao todo, serão dez vagas e as inscrições poderão ser realizadas no Núcleo de Atendimento ao Aluno (NAA), das 7h30 às 21h30 (segunda a sexta) e das 8h às 12h (sábados), mediante apresentação de cópias impressas dos documentos listados em 1.3 (ver edital), até as 12h de 25 de maio de 2013.

Datas importantes:

Inscrições: 25 de abril a 25 de maio de 2013
Divulgação etapa classificatória: 31 de maio de 2013
Entrevistas: 03 a 05 de junho de 2013
Divulgação do resultado final: 27 de junho de 2013
Início das atividades: 1º de agosto de 2013
Ficha de acompanhamento: Deverá ser entregue até o dia 10 de cada mês
Relatório parcial: 28 de fevereiro de 2014
Fim das atividades: 31 de julho de 2014
Relatório final: 31 de agosto de 2014

Mais informações: http://www.frb.edu.br/_media/textos/2442013161149.pdf

O projeto deve ser preenchido observando-se os seguintes critérios:

APÊNDICE C – INSTRUÇÕES SOBRE A ESTRUTURA E CONTEÚDO DO PROJETO DE PESQUISA A SER SUBMETIDO AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE RUY BARBOSA
1 DISPOSIÇÕES GERAIS
O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e objetiva, em no máximo 20 páginas de papel branco, formato A4, com tinta preta, em uma só face, com texto digitado em fonte de tamanho 12 e espaçamento 1,5 linhas, seguindo as normas técnicas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Deve compreender as seções primárias indicadas a seguir:
1.1 Folha de rosto
Segundo a NBR 14724:2005, a Folha de Rosto deve conter os elementos listados na seguinte ordem:
a) Nome completo dos(as) autores(as), centrado no topo da folha, em letras menores do que as utilizadas no título, posicionado(s) a 3 cm da borda da página;
b) Título centrado na página, em tamanho maior do que o utilizado para a indicação dos(as) autores(as) – se houver subtítulo, separá-lo do título por dois pontos;
c) Nota do trabalho, indicando sua natureza (projeto), objetivo (apresentado ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PICT 2013/2014), nome da instituição ao qual será submetido e área temática (Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Direito, Gastronomia, Psicologia ou Sistemas de Informação);
d) Nome do orientador (a);
e) Local (cidade) onde está situada a instituição à qual o projeto será apresentado;
f) Ano de depósito (entrega).
1.2 Resumo do projeto
Esta seção deverá conter a tabela abaixo, preenchida com os dados do (da) autor (a), orientador (a) e projeto.
1.3 Introdução
Nesta seção o proponente deve contextualizar o leitor acerca do tema e dos principais autores que desenvolvem trabalhos nesta linha de pesquisa. Também devem ser apresentadas as razões de ordem teórica e/ou prática que tornam o estudo relevante e portanto justificam a sua execução. O esforço aqui é convencer o leitor da importância do tema escolhido, apelando para sua atualidade ou para a necessidade de mais conhecimento nesta área específica.
1.4 Objetivos
As informações apresentadas nesta seção esclarecem o que se pretende obter com o estudo, explicitado em dois níveis: objetivo geral (representa o problema em torno do qual o trabalho foi construído) e objetivos específicos (representam passos para a consecução do objetivo geral). Os objetivos deverão ser apresentados no formato de alíneas, ou tópicos. As alíneas são recuadas em relação à margem esquerda; seu texto deve ser alinhado em relação à primeira letra da frase. O texto da alínea termina em ponto-e-vírgula, com exceção da última alínea, que é concluída por um ponto.
1.5 Método
Esta seção deverá especificar o formato do trabalho (pesquisa bibliográfica/revisão de literatura, metanálise, pesquisa empírica – inclui pesquisa documental, estudo de caso, pesquisa-ação, etc.), sujeitos (ou fontes de informação), salvaguardas éticas que serão adotadas na condução do trabalho (caso inclua coleta de dados com seres humanos), instrumentos ou equipamentos utilizados, bem como os procedimentos de coleta e análise dos dados. Quando instrumentos (questionários, roteiros de entrevista, equipamentos, etc.) forem propostos, recomenda-se incluir no trabalho modelo preliminar (excetuando aqueles protegidos por direitos autorais).
1.6 Resultados esperados
Os resultados esperados remetem a possíveis efeitos do conhecimento ou produto(s) gerados pelo trabalho para o contexto em que o estudo se desenvolveu e, possivelmente, contextos mais amplos.
1.7 Cronograma
Apresenta todas as atividades necessárias à realização do trabalho e sua divulgação nos relatórios previstos no Edital de Convocação e o período em que serão executadas, considerando o período de vigência do programa e prazos estabelecidos pela coordenação, conforme ilustra o exemplo abaixo:
1.8 Orçamento
Esta seção apresenta o orçamento financeiro detalhado do trabalho, indicando itens de custeio necessários à sua realização.
1.9 Referências
Trata-se da listagem alfabética dos documentos e publicações citados no texto do projeto. Deve seguir as recomendações apresentadas na NBR 10520 (ou norma que a substitua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: