Esse plano foi elaborado por mim para trabalhar o assunto "Artes visuais como documento histórico". as referências foram escolhidas a dedo com muito carinho.
Plano
de Aula
Ponto
04: Artes Visuais como documento histórico
1. Objetivos:
1.1. Objetivo Geral
Compreender o
processo social como dinâmico e com múltiplas dimensões, neste sentido possibilitar
à História que tome como fonte as formas de produção de sentido a partir do
estudo das imagens.
1.2. Objetivos Específicos
Refletir sobre a
importância da interligação das artes visuais ao texto escrito para o trabalho
historiográfico e para o Ensino de História.
Expor sobre a
importância das artes visuais como fontes de representações sociais e
culturais.
Analisar alguns
conceitos importantes para a compreensão de documento histórico, imagem e obra
de arte.
Verificar a relação entre arte, estética
e sociedade.
Mostrar alguns exemplos
de artes visuais, a partir da pintura, fotografia e aquarela, como vetores para
a investigação de aspectos relevantes na organização, funcionamento e
transformação de uma sociedade .
2. Conteúdo Programático:
2.1. O que é arte? O que é arte visual?
2.2. As fontes visuais e sua importância
para o trabalho do historiador.
2.3. A Origem da obra de arte, a arte da
vida e o conceito de obra aberta e de estética.
2.3. O desafio de
fazer história com imagens.
2.4. Fontes visuais,
história visual e alguns trabalhos que utilizaram essas fontes.
2.5. Pintura,
fotografia e aquarela – exemplos de fontes visuais como documento histórico.
3. Procedimentos didáticos e recursos:
Metodologicamente,
optou-se por aula expositiva e uso do quadro e piloto para anotação de
considerações importantes a respeito da temática. Utilizar-se-á algumas
pinturas, fotografia e aquarela como demonstração de que existe a dialética
permanente entre documentos e problemática histórica.
4. Avaliação
Proposta
de Avaliação: Artes visuais como documentos históricos
As imagens
representam uma perspectiva do artista no momento da sua criação, assim como
nas imagens trabalhadas demonstram um olhar sobre a situação a ser representada
na obra de arte.
01)
Descreva
a imagem falando sobre personagens, vestuários e cenário.
02)
Quais
os elementos da imagem que representam a rede de sociabilidade entre os
personagens apresentados?
RUGENDAS, Johann Moritz.
1835
DEBRET,
Jean Baptiste, 1827
DEBRET,
Jean Baptiste. 1827
PRAZERES, Heitor dos. 1959.
VERGER,
Pierre. 1946
CARYBÉ,
1970.
A icononografia como documento histórico
A deusa da Justiça sem venda
Justice
(Raffaello Sanzio). Afresco (ca. 1520). Sala di Constantino, Palazzi Pontifici,
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<http://www.wga.hu/html_m/r/raphael/4stanze/4constan>
Pergunta-se: como se construiu visualmente a ideia
de “justiça cega”?
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