quinta-feira

Sociedade do Espetáculo



Já tinha lido o livro "Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord, e recentemente, por indicação, vi o vídeo com o mesmo título, que está disponível no seguinte endereço:




https://www.youtube.com/watch?v=A4FAJsFqHe0




Acho muito pertinente nos reconhecermos dentro dessa engrenagem espetacular. E, ao mesmo tempo, refletirmos sobre nossos papeis dentro desse enredo teatral.




Muito interessante. Não deixem de ver, especialmente agora que as férias estão chegando.

Conhecimento e verdade

Estamos repletos de necessidades. E uma delas é conhecer. Seja o que for! Palavras, pessoas, lugares, trajetos..., a vida. Não é fácil percorrer o caminho do conhecimento, porque muitas vezes mostram-se muito sinuosos e indecifráveis, noutras, porém, fáceis demais pela verdade aparente. Há algo que faz pulsar nessa busca do conhecimento que chama "ideal". Necessitamos dele. Porque sem ideal, o conhecimento não está a salvo. Aprender o que? Para que? O que o Direito ensina? O conhecimento amadurece com longo esforço continuado, onde importa refletir e questionar. O espetáculo que se descortina, para mim, no Direito, é: precisamos impulsionar a popularização da educação jurídica. É preciso quebrar a distância entre o universo jurídico e o cotidiano da população. Nisto tenho me empenhado e onde eu vá, levo essa voz, porque essa é minha verdade.

Figuração cromática

"Rufina (permitam-me esta figuração cromática) não tinha a alma negra de Lady Macbeth, nem a vermelha de Cleópatra, nem a azul de Julieta, nem a alva de Beatriz, mas cinzenta e apagada como a multidão dos seres humanos". Machado de Assis