segunda-feira

1ª Semana de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa

 
 
No debate sobre o filme "Precisamos falar sobre Kevin,  no CinePsi , integrando a mesa de debate com a Prof. Sidnei Lira e com o Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa, Anderson Viana, percebi que  crime uma generalização em afirmar causa-efeito e a cobrar do sistema judiciário uma resposta modificadora de realidade. Tudo é complexo e as respostas não são óbvias. O sistema não é ordenativo. Pelo contrário, é caótico. Considero que somos aquilo que fazemos com o que fizeram conosco. Não somos meros depositários e a depressão pós-parto da mãe não pode ser vista como determinante no comportamento do adolescente.  É na família que temos nosso primeiro contato com a sociedade, e a construção de lugares de pai, mãe, filhos e irmãos são essenciais para o desenvolvimento sadio de um ser humano. A maior educação é aos filhos!

 

Indicação de Livro para a turma de Direitos Humanos

O livro "A invenção dos Direitos Humanos", da historiadora Lynn Hunt, é leitura indispensável para os estudiosos do Direito. Entender a invenção dos Direitos Humanos, demonstra que o Direito é um construído e não um dado. Boa Leitura.

II Colóquio Direito e Arte - palestras de encerramento

Dia 23/08/2013, na sala da congregação da Faculdade de Direito da UFBA, ocorreu o encerramento do II Colóquio Direito e Arte. O Prof. Pedro Lino conduziu a presidência da mesa redonda, que teve como palestrantes Walber Carneiro, Miriam Faria e Ezilda Melo, e como debatedor Nelson Cerqueira. Em seguida, houve pronunciamento de Rodolfo Pamplona, que agradeceu à Comissão Organizadora, composta pelos alunos da disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito, semestre 2013.1.



 Com Marta de Oliveira Torres, uma das autoras da obra coletiva

Houve, ainda, lançamento de coletânea de artigos dos alunos dos semestres anteriores da disciplina de Metodologia, apresentação de dança e sarau. Foi uma noite linda na UFBA. Parabéns aos organizadores e à Comissão Científica. Que venham novos eventos sobre Direito e Arte!

quinta-feira

II Colóquio Direito e Arte - 23/08/2013



No dia 23/08/2013 na sala da congregação da UFBA, a partir das 08h, ocorrerá o II Colóquio Direito e Arte, organizado sob orientação dos Professores Nelson Cerqueira e Rodolfo Pamplona, do Programa de Pós-Graduação em Direito, e faz parte de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa "Direito e Arte", também orientado por estes professores.
O evento contará com a participação da Prof. Mônica Sette Lopes (UFMG) e da Prof. Ezilda Melo (Faculdade Ruy Barbosa), dentre outros estudiosos da temática.
No encerramento haverá lançamento de livro sobre Metodologia da Pesquisa em Direito.
Mais informações no blog: www.direitoearteufba.wordpress.com

IV Congresso Brasileiro de Direito Processual

Excelente! Não percam.

terça-feira

Curiosidade Pública em tempo de redes sociais?

"Ser popular em vida é perder a propriedade de si mesmo, e ficar escravo da pior das tiranias, que é a tirania de muitos, o despotismo da curiosidade pública."
Olavo Bilac

segunda-feira

Explicando a Teoria do Caos



Efeito Borboleta é um filme incrível. Ontem, tive o prazer de reassisti-lo. Cada vez que vemos algo que já vimos, vemos o novo. É do próprio filme a gravação que fiz e que posto aqui para que possamos refletir sobre a Teoria do Caos:

 
 
Para mais informações sobre a Teoria do Caos no Direito ler "Direito Civil-Constitucional e Teoria do Caos" e "Razão e Caos no Discurso Jurídico", de Ricardo Aronne. Dois livros maravilhosos. Fica a dica jurídica para quem acha que há a certeza e a ordem no Direito.

João de Barro

O meu desafio é andar sozinho
Esperar no tempo os nossos destinos
Não olhar pra trás, esperar a paz
O que me traz
A ausência do seu olhar
Traz nas asas um novo dia
Me ensina a caminhar
Mesmo eu sendo menino aprendiz
Oh meu Deus me traz de volta essa menina
Porque tudo que eu tenho é o seu amor
João de Barro eu te entendo agora
Por favor me ensine como guardar meu amor



Dia do(a) Historiador(a)




 
 

Um homenagem a quem busca encontrar sentido nas histórias.  Como disse Nietzsche: não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. O historiador sabe disto.
Hesíodo, apesar de  poeta, deixou registrado em "O trabalho e os Dias" e "Teogonia" costumes  da sociedade grega. É, portanto, um historiador.


Hesíodo e a Musa


 
Hesíodo e a Musa, de Gustave Moreau. O poeta é representado aqui com uma lira, o que contradiz o relato apresentado pelo próprio Hesíodo, no qual o presente foi um ramo de louro.

quarta-feira

Direito e Sociedade

A vara Judicial da comarca de São Francisco de Assis/RS reconheceu a possibilidade de duas crianças terem seus registros civis alterados, para inclusão de segunda mãe nas certidões. A madrasta e as crianças ajuizaram ação declaratória de ma...ternidade socioafetiva, entretanto, sem excluir o nome da mãe biológica do registro.

As crianças tinham dois e sete anos de idade quando a mãe biológica faleceu. Algum tempo depois, o pai se casou com outra mulher e as crianças foram morar com o casal, estabelecendo um relacionamento afetivo com a madrasta.

O mais velho dos irmãos relatou que guarda boas lembranças da falecida genitora. Afirmou que chama a madrasta de mãe, pois ela lhe ensinou a ter responsabilidades e a ser uma pessoa honesta. Indicou ainda o desejo de ter o nome da madrasta em suas certidões.

Em sua decisão, a juíza de Direito Carine Labres, substituta na vara, dispôs que "as relações de afeto têm desafiado os legisladores que, muitas vezes, arraigados ao preconceito, ao termo de críticas que maculam a imagem daqueles que almejam a reeleição, silenciam face à realidade que lhes salta aos olhos".

A magistrada frisou ainda a sobreposição do afeto à lei e que isso é consequência da reconfiguração em diversas famílias modernas. Afirmou que é de grande importância que se questione "Por que não pode haver duas mães em uma certidão de nascimento, se as crianças, no íntimo de seus corações, as reconhecem como tal?".

"O fato de o ordenamento jurídico não prever a possibilidade de dupla maternidade não pode significar impossibilidade jurídica do pedido. Afinal, não são os fatos que se amoldam às leis, mas sim estas são criadas para regular as consequências que advém dos fatos, objetivando manter a ordem pública e a paz social", concluiu a juíza.

Processo: 125/11.000.12.218
Ver mais

sexta-feira

II Colóquio Direito e Arte

Dia 23/08/2013 na Sala da Congregação da UFBA ocorrerá o II Colóquio Direito e Arte.
A programação completa pode ser encontrada no endereço:

http://direitoearteufba.wordpress.com/







Importante também é que no II Colóquio Direito e Arte haverá a apresentação de Resumos Expandidos em Grupos de Trabalho que se realizarão no turno da tarde no dia do evento (23/08/2013). Os temas são:
GT1. Mesa Temática–Direito, Literatura e Arte;
GT2. Mesa Temática–Metodologia do Ensino e Pesquisa em Direito;
GT3. Mesa Temática–Direito e Transdisciplinaridade;
GT4. Mesa Temática–História do Direito na Pesquisa Jurídica;
GT5. Mesa Temática–Direito, Conhecimento e Verdade.
Envie o seu Resumo até o dia 20/08/2013 para o e-mail: coloquioppgd@yahoo.com.br
Os trabalhos aprovados e apresentados nos Grupos de Trabalho serão publicados nos anais do Colóquio. Maiores detalhes no edital, no seguinte endereço: http://direitoearteufba.files.wordpress.com/2013/07/edital.pdf


II COLÓQUIO DIREITO E ARTE: Propostas para repensar a formação jurídica no Brasil

PARTICIPEM!



 Palestra de encerramento: Ezilda Melo, Nelson Cerqueira, Mirian Coutinho Alves e Walber Agra.

Políticas Assistencialistas

 
POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS

No dia  05 de agosto de 2013 as 18h30 às 21h30 no Auditório I – PAF V, ocorreu debate sobre o tema “Políticas Assistencialistas” , na disciplina "Polêmicas Contemporâneas", ministrada pelo Prof. Nelson Pretto. Na oportunidade, foram convidadas como debatedoras, as professoras: Ezilda Melo, Marta de Oliveira, Luciana Santos e Nilse de Oliveira
Todas as aulas são gravadas e transmitidas em áudio pela internet pela nossa Rádio Faced Web (www.radio.faced.ufba.br)
A disciplina tem um Twitter (
www.twitter.com/polemicas_ufba), comunidade no Facebook (https://www.facebook.com/groups/279265828800788/), um chat ao vivo no blog da Rádio Faced Web e registramos tudo em foto e vídeo para produção de textos que darão continuidade à discussão.
O site da disciplina, no moodle, é
www.polemicas.faced.ufba.br.